terça-feira, 3 de setembro de 2019

Expofeira serve como campo de estudo prático para estudantes de Veterinária da UFRB

Os alunos da turma do curso de Veterinária, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), marcaram presença no Parque de Exposição João Martins da Silva, na manhã desta segunda-feira (2), acompanhados pelo professor Joselito Costa. Ele observa que a Exposição Agropecuária de Feira de Santana representa um campo de estudo muito importante.
“Feira de Santana sempre foi e é uma referência na criação de ruminantes e de equídeos. E nós aproveitamos, justamente esse momento, para trazer os alunos para ver as raças, falar um pouco sobre genética, sobre manejo, e sobre nossa área em particular, que é a área de sanidade de ruminantes", observa o professor.
Ele acrescenta que a vivência prática da rotina do profissional de medicina veterinária em um evento de grande porte, contribui consideravelmente para o aprendizado dos alunos. "A gente procura mostrar aqueles exames, que obrigatoriamente tem que ser realizados, para que o animal adentre ao Parque, e que é feito pelos colegas da ADAB, que fiscalizam rotineiramente a entrada desses animais para que tenha a sanidade dentro do Parque de Exposição”, ressalta Joselito.
O professor observa ainda que essa vivência é experimentada em situações complexas. "Os estudantes têm a possibilidade de estarem próximos de vários setores, nos quais, a presença do médico veterinário é imprescindível, ou seja, nos exames que são realizados, na parte genética dos julgamentos das raças, e até mesmo acompanhando o trabalho daqueles veterinários que assistem os animais que por ventura venha adoecer no Parque”, explica.
Para a estudante do curso de Veterinária da UFRB, Isaura Carvalho, que pela primeira vez visitou um parque de exposição, a experiência foi muito interessante. "Está sendo muito legal e bacana, porque a gente tem a oportunidade de aprender mais sobre vivência prática da profissão”, pontuou. Secom/PMFS.

Nenhum comentário: