terça-feira, 17 de setembro de 2019

Secretaria da Educação do Estado promove encontro sobre o Programa Primeiro Emprego

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta terça-feira (17), um encontro de alinhamento e orientação do Programa Primeiro Emprego, no auditório da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), em Salvador. Voltada para gestores de escolas que ofertam a Educação Profissional e Tecnológica, a atividade contou com depoimentos de estudantes participantes do programa, além de um painel informativo de avaliação, no qual foram destacadas questões como atualização de dados cadastrais dos estudantes, divulgação e funcionamento do programa. Até o momento, o programa já beneficiou cerca de 8 mil jovens em todo o Estado.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância do alinhamento para potencializar o alcance do programa a mais jovens baianos. “Estamos com a missão de atualizar os cadastros dos estudantes e, também, de fazer um grande mutirão tratando do tema para estimular os jovens a participarem do programa, pois esta é uma grande oportunidade para eles se inserirem no mundo do trabalho”, destacou.
A necessidade do cadastramento dos estudantes foi reforçada pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães. “Deveremos introduzir um novo instrumento no cadastramento dos estudantes, que são as suas redes sociais, pois através delas poderemos ter acesso direto a eles, já que seus perfis dificilmente são alterados, o que acontece com seus números de telefone, que são trocados com mais frequência. O cadastro é um grande vetor de fortalecimento do programa e, por isso, as informações dos estudantes precisam estar completas e corretas”.
A jovem Maiane Oliveira Santos, 27 anos, que fez o curso técnico em Segurança do Trabalho, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, localizado em Simões Filho, relatou um pouco de sua experiência com o programa, por meio do qual atua no Arquivo Central da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). “Esta foi uma grande oportunidade que abracei e que está sendo um diferencial na minha vida. O programa me proporcionou experiência não só profissional, mas também pessoal, pois participei de eventos como o Campus Party e o Fórum Social Mundial, que mostram como a sociedade tem pensado em políticas sociais. Além disso, o programa tem me proporcionado o ambiente da interdisciplinaridade, que nos permite perceber como funciona a administração pública nesse espaço e como podemos desenvolver a parte técnica na prática”.
Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado.

Nenhum comentário: