quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Seminário Estadual sobre municipalização e segurança no Trânsito atrai grande público

O I Seminário Estadual Municipalização e Segurança no Trânsito, realizado durante todo o dia desta quarta feira (18), no teatro do SESC em Feira de Santana, contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho e de diversas autoridades e secretários municipais. O evento recebeu mais de 200 participantes, dentre eles, representantes de órgãos municipais, estaduais e federais que atuam no setor e entidades ligadas ao trânsito de pelo menos 35 municípios.
O seminário buscou fomentar a adoção das medidas de municipalização do trânsito, que é uma obrigação por parte dos municípios prevista no Código de Trânsito Brasileiro de 1988, mas tem sido cumprida por poucas cidades na Bahia. Neste período, na Bahia, apenas 66 municípios das 417 cidades aderiram ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Além da palestra do Diretor Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV (coordenador nacional da campanha do Maio Amarelo), José Aurélio Ramalho, sobre o SNT e a percepção sobre risco no trânsito, foram realizadas as palestras do Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho sobre a Gestão no Trânsito de Feira de Santana, do Dr. Warney Andrade, presidente do CETRAN-BA sobre o papel da municipalização do trânsito e um workshop sobre Educação e Segurança viária no município com Francisco Garonce, especialista em trânsito e ex coordenador-geral de Educação para o trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O prefeito Colbert Martins ressaltou sobre a importância de tratar sobre o trânsito e a qualidade na discussão promovida pelo evento. “É preciso que a gente tenha a capacidade de trazer as decisões e o controle sobre o trânsito para os municípios e precisamos avançar cada vez mais neste sentido. Importante também fazer a integração dos municípios ao sistema nacional de trânsito. É preciso debater os gastos nas áreas de saúde e previdência, por isso é preciso investir em redução de acidentes e mortes, sensibilizando os gestores para um trabalho mais efetivo”.
Durante o evento foi realizada a entrega oficial ao prefeito de Feira Colbert Martins Filho do certificado do Programa Laço Amarelo, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que tem o selo de reconhecimento internacional do Conselho Social e Econômico da Organização das Nações Unidas – ONU. O programa tem o objetivo de promover a discussão e combater os altos índices de violência no trânsito, ao lado dos municípios parceiros. A partir desta adesão ao programa, Feira de Santana passará a ter reconhecimento social internacional sobre o seu trabalho desenvolvido em prol de um trânsito mais seguro e organizado.
Para Rafael Almeida Barros, Agente de fiscalização da Secretaria de Trânsito e Transporte de Camaçari, o Seminário proporcionou oportunidade de acesso à novas informações e bons exemplos de trabalho com o trânsito. “O conteúdo apresentado no evento foi de grande valia, porque além de Salvador, temos Feira de Santana como polo de referência sobre trânsito e transporte. O que foi mostrado nos serve de farol e também para os demais municípios. Os desafios de Camaçari são parecidos com os de Feira por termos rodovias que cortam a cidade, então ver como estes desafios são superados por aqui, é muito proveitoso”, comenta.
Roberta Santos, agente de trânsito da cidade de Cruz das Almas ressaltou a importância do debate levantado pelo Seminário, mas principalmente os exemplos de educação e inovação implementados no trânsito de Feira. “É importante vermos bons exemplos e inovação na mobilidade urbana, isso inspira municípios como o nosso a investir em projetos de mobilidade e aumentar o trabalho de educação para o trânsito”, diz.
A palestra de José Aurélio Ramalho falou sobre a percepção de risco no trânsito, buscando mudar comportamentos que colaboram para os altos índices de acidentes e mortes. “A falta de conhecimento e entendimento das regras de trânsito, faz com que as pessoas tenham comportamentos arriscados no trânsito, colocando a própria vida e de várias outras pessoas em risco. O nosso objetivo aqui é justamente fazer a multiplicação da informação, que ela chegue cada vez mais à sociedade. As ações desenvolvidas no trânsito em Feira de Santana, mostram que é possível alcançar bons resultados”, explica.
A palestra de Francisco Garonce abordou a importância dos municípios estarem comprometidos em promover educação para o trânsito, que segundo o mesmo, não passa apenas pela formação do condutor. “Vai muito além disso, começa em casa, na escola, mostrando para a criança e o jovem que respeitar as leis de trânsito é respeitar a cidadania. É preciso também mostrar para os municípios que a importância de dar continuidade a esse processo, porque o condutor precisa ser relembrado das regras que tem que seguir, e a sociedade como um todo tem que saber que regras são essas inclusive os pedestres”.
Garonce destacou que o Estado da Bahia tem ótimos exemplos de trabalhos para educação no trânsito. “Feira de Santana é uma ação de sucesso, em que foi empreendida a ação educativa, tem preocupação com a engenharia e a fiscalização funciona, e juntando essas três ações conseguiu reduzir acidentes e principalmente as mortes no trânsito. Com este evento conseguimos mostrar aos demais municípios com o exemplo de Feira, que é possível fazer bem feito, mas é preciso ter vontade”.
O superintendente municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, fez uma apresentação a respeito da realidade do trânsito em Feira de Santana, mostrando os bons resultados no trânsito de Feira quando o tripé: engenharia, fiscalização e educação trabalham de forma eficiente. Falou também sobre a importância da municipalização do trânsito e sobre a importância da cidade sediar um evento desta relevância. “Este evento é um marco para Feira de Santana e para a própria Bahia. Abrimos a Semana Nacional do Trânsito em Feira com um tema tão importante e palestrantes tão ilustres. Destaco também a entrega do selo de Município Laço Amarelo ao Prefeito Colbert Martins, sendo a primeira cidade da Bahia a ter este reconhecimento internacional pela ONU. A Municipalização representa um trânsito mais seguro e menos violento e estamos aqui tentando sensibilizar os gestores para a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito. É uma discussão muito importante e tenho certeza que vai render muitos frutos. Temos buscado fortalecer o órgão para continuar trabalhando por um trânsito seguro e melhor, afinal no trânsito o sentido é a vida”, afirma.
O evento foi coordenado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito- SMT, e contou com a participação e apoio de diversos órgãos e entidades como 3ª Ciretran, PRF, Pelotão Asa Branca da Polícia Militar, SAMU, 2° GBM ( Bombeiros), SEPREV/ Guarda Municipal, OAB - Subsecção Feira de Santana, Casa do Estudante, SEST/SENAT, SESC, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito - SMTT, Hospital Geral Clériston Andrade, IHEF/MEDDI, Centro de formação de Condutores e AFAT - Associação Feirense dos Agentes de Trânsito.
O Seminário abriu a programação da Semana Nacional do Trânsito de Feira de Santana, a qual terá uma semana repleta de atividades voltadas para a educação e segurança no trânsito, programada para acontecer até o dia 26 de setembro em Feira de Santana. A programação completa você confere no link abaixo:

Nenhum comentário: