terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sinalização semafórica moderna


O modelo de semáforo implantado em Feira de Santana é utilizado em vários estados brasileiros, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Santa Catarina, e está sendo exportado para outros países, inclusive no Oriente Médio. Isso comprova a eficiência do equipamento, que na Bahia já é adotado também nos municípios de Lauro de Freitas, Alagoinhas, Camaçari, Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras, dentre outros.
Esse modelo de semáforo, cuja estrutura é revestida em fibra de vidro com pintura automotiva, é diferenciado. O sistema de cronômetro permite o monitoramento à distância pelo motorista, que equivale ao controle do tempo e das intercessões. O resultado é o melhor desempenho de circulação de veículos e pedestres, especialmente em vias de grande movimento.
Além disso, os painéis de mensagens variáveis reduzem os avanços de sinal vermelho, reduzem as infrações e as probabilidades de acidentes. Essas mensagens são programadas por torpedo de celular e com senha criptografada, com alta tecnologia. Salvador utiliza essa sinalização semafórica há mais de uma década e em Feira de Santana o primeiro equipamento do gênero foi instalado há cerca de sete anos.
No Rio de Janeiro, o sistema será ampliado visando a Copa do Mundo de 2014. Ao todo, são mais de 20 municípios no Estado da Bahia que contam com o sistema de sinalização semafórica contratado junto à Tráfit Indústria e Comércio Ltda., empresa que detém exclusividade das patentes da marca. Por isso, a prestação dos serviços pela mesma é amparada pela inexigibilidade de licitação.
De acordo com informações da empresa, os preços dos equipamentos são fixados em níveis nacional e internacional, portanto são absolutamente iguais em todas as cidades. O que deve ser considerado na avaliação de preço são as especificidades dos mesmos, para que não haja comparações de preços com outros equipamentos que embora sejam semáforos são totalmente diferentes entre si. Ou seja, o preço tem a ver com o modelo.
Além de todas as qualidades do serviço, uma negociação entre a Prefeitura de Feira de Santana e a empresa possibilitou o pagamento de todo o custo, que geralmente é feito à vista, dividido em 12 parcelas fixas.

Nenhum comentário: