sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Os Políticos



“Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão” - Eça de Queiroz.

Por Alberto Peixoto

Segundo o dito popular: “a política é a arte da mentira. Os políticos vencedores são os mais hábeis na arte de mentir, convencendo o povo com seus embustes”. A prática desonesta de alguns políticos brasileiros conseguiu vulgarizar com a máxima profundidade, o conceito de que a política é o poder que vem do povo – tem como origem a união das palavras grega: polis que significa cidade e tikoós, que significa bem comum dos cidadãos – transformando-a em poder de ludibriar o cidadão.
Os políticos brasileiros conseguiram se transformar em “gênios da demagogia”. Usam a arte de manobrar com palavras previamente estudadas para iludir a sociedade. Afinal de contas, uma mentira repetida várias vezes tende a transformar-se em verdade.
Se o político é honesto, suas chances de sair vitorioso em um pleito eleitoral são mínimas, haja visto não usar de métodos escusos para obtenção de verbas que o ajudariam na campanha eleitoral. Portanto, as chances da sociedade elegê-lo diminuem significativamente. Os políticos desonestos são eleitos pelos que usam as seguintes desculpas: “quem não rouba neste país?; ou então: rouba mas faz”.
Infelizmente para os que fazem parte desse segmento, as leis foram elaboradas de maneira contraditória e até ininteligível, uma vez que podem fazer ou transgredir essas leis, dando a oportunidade de reinar em nossa sociedade a “Lei do Desembaraço Político”, que permite ao mal estadista fazer o que mais lhe convir, levando o “poder que vem do povo” à derrocada. A Lei da ficha Limpa deve cair no esquecimento.
A sociedade moderna, principalmente a brasileira, está enfrentando um problema enorme, talvez maior que a corrupção que impera no país, ou seja, a falta de interesse da população pelos assuntos públicos. Para resolvermos este problema ou esta violência praticada por nossos políticos, é necessário que a sociedade civil brasileira se organize e que os cidadãos sejam mais participativos.



Nenhum comentário: