quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Escola municipal tem o melhor Ideb em Feira

É da rede municipal de ensino a escola pública com resultado mais alto no Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB) 2011, divulgado na última terça-feira (14) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Centro de Educação Básica é mantido em regime de parceria pela Universidade Estadual de Feira de Santana e a Secretaria Municipal de Educação. Outras 28 escolas municipais comemoram o resultado positivo, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação para 2011.
O Centro de Educação Básica obteve melhor avaliação nas séries iniciais do ensino fundamental (a antiga 4ª série, hoje 5º ano). A escola obteve nota 6.1 e superou a meta prevista pelo MEC que era de 6.0.
Seguindo o ranking, depois da Escola Básica, entre as três escolas públicas melhor avaliadas aparece na sequência outra da rede municipal, a Escola Doce Lar da Criança que ocupa o 3º lugar, com média 5.2. O segundo lugar ficou com o Colégio da Polícia Militar Diva Portela que obteve média de 5.4. Ainda no quesito ensino fundamental séries iniciais, muitas outras escolas da rede municipal atingiram a meta prevista pelo MEC para 2011.
Na avaliação do secretário municipal de Educação, José Raimundo Azevedo, essa resultado progressivo cada vez mais positivo é fruto do investimento feito nos últimos anos para a garantia de uma educação pública de qualidade. "Nossa gestão reconhece cada vez mais a importância da educação para a comunidade de Feira de Santana e investe na valorização de professores e gestores que atuam nas escolas públicas municipais. A perspectiva é de que as nossas escolas melhorem cada vez mais", atesta o secretário.
O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no ano de 2007; a proposta é reunir no mesmo indicador o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e nas médias de desempenho nas avaliações do Inep, da Prova Brasil e do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). SECOM/PMFS

Nenhum comentário: