quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PROGRAMA NACIONAL INSPIRADO NO SAÚDE EM MOVIMENTO SERÁ LANÇADO EM SERRINHA NESTA SEXTA

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, lançam, nesta sexta-feira (24), às 11h, em Serrinha, centro-norte da Bahia, a 170 quilômetros de Salvador, o Programa Nacional de Cirurgias Eletivas, baseado no programa baiano Saúde em Movimento.

O Saúde em Movimento, que já atendeu, de outubro de 2009 a agosto de 2012, 1,4 milhão de baianos com procedimentos oftalmológicos está em Serrinha desde domingo passado (19) e seguirá até o próximo dia (26), com previsão da realização de sete mil consultas oftalmológicas e 2.100 cirurgias de catarata. Até a manhã desta quinta-feira (23), foram realizadas mais de três mil consultas e 1.300 cirurgias.

O diferencial do programa é o deslocamento de profissionais e equipamentos, no interior do estado, para a realização de consultas, exames e cirurgias do aparelho ocular. O Saúde em Movimento atua em municípios identificados como vazio de assistência nessa área de oftalmologia, utilizando recursos de alta tecnologia.

Política nacional

O Programa Nacional de Cirurgias Eletivas tem o objetivo de minimizar os problemas enfrentados pelos gestores de saúde quanto ao aumento da demanda reprimida de vários tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos. São 84 procedimentos cirúrgicos compostos por várias especialidades: traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, angiologia, proctologia, mastologia, gastroenterologia e cirurgia geral.

Nenhum comentário: