sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Macumba.

Por Luiz Tito
Texto e fotos.

“Se macumba ganhasse jogo, o campeonato na Bahia terminaria empatado”, a célebre frase do saudoso João Saldanha , deixou-me em duvidas, afinal, no último domingo, em jogo decisivo do Intermunicipal – maior campeonato amador do mundo -, o selecionado de Santa Luz jogava em casa contra a seleção de Cachoeira, precisando vencer por dois gols de diferença. Ao apito do arbitro da partida dando fim ao primeiro tempo, o garoto do placar marcou : Santa Luz 4 X Visitante 2. Resultado que garantia de sobras o titulo para a seleção da região do Sisal.

 Veio o segundo tempo e logo o quinto gol do time da casa. O que se via em campo era um verdadeiro chocolate as vésperas do Natal. Para piorar, um jogador do time visitante foi expulso.

 Toque de classe, dribles desconcertantes e o grito da galera “ O campeão chegou”, afinal, seria o primeiro titulo da simpática cidade de pessoas hospitaleiras.
Robinho, o camisa 10 (um verdadeiro camisa 10, tem vaga em qualquer time da Bahia e melhor trabalhado, do Brasil) indiscutivelmente, o melhor jogador da partida, brincava de jogar futebol, corria, chutava, desfilava no gramado. Em uma jogada genial, Robinho levou três marcadores, invadiu a área e foi derrubado. Ai meu irmão, forças ocultas começaram a operar. Bola na marca da cal. A fera partiu para a peleja e como um perna de pau, um pereba do futebol, a jogou fora do estádio.

 Porém, isso não abalou o grupo, tapas nas costa pelo erro e o cara continuou brilhando no gramado, já havia feito um golaço e tinha credito com a torcida e com a equipe. Mas, havia algo diferente. As bolas chegavam frente a frente ao arqueiro do time visitante e eram chutadas misteriosamente para fora ou ocorriam defesas milagrosas. Uma sequência de gols perdidos.
Após um verdadeiro bombardeio, Noel, o mesmo que já havia feito os dois gols de sua equipe, marcou mais dois e foi para o abraço levando a decisão para os pênaltis.

 Logo após o termino da partida no tempo normal, ‘Buda de Bobosa” denominado pai de santo em Cachoeira, se apresentou e com um largo sorriso no rosto disse “somos campeões”. E Cachoeira venceu nos pênaltis, tendo ainda, Robinho perdido um pênalti.

 Coisas do futebol ou não, só posso dizer “Axé pai Buda de Bobosa, viva a nossa fé e respeitem a nossa Religião"

Nenhum comentário: