sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Tributo a Luiz Gonzaga

No dia 13 de dezembro de 1912, nascia em Exú, no sertão de Pernambuco, Luiz Gonzaga do Nascimento, a mais importante personalidade da cultura nordestina, símbolo da criatividade sertaneja e portal de influência para gerações e gerações, de músicos, cantores, compositores e artistas em geral. Luiz Gonzaga é uma marca, uma fonte de inspiração, um artista singular, criador ao lado do seu parceiro Humberto Teixeira, do ritmo do baião, da formação do trio de forró, sanfona, zabumba e triângulo e autor de inúmeras músicas, entre elas a clássica Asa Branca com Humberto Teixeira, a música mais regravada do Brasil. 

 .Com a intenção de manter viva a memória do Rei do Baião, o Centro Universitária de Cultura e Arte (CUCA),criou o Tributo a Luiz Gonzaga, que será realizado no dia 13 de dezembro pela oitava vez. Para o tributo deste ano, o Cuca convidou os artistas Carlos Pitta, Gel Barbosa (sanfoneiro) e Nenén do Acordeon, todos ligados diretamente à cultura nordestina, em especial a MPB e ao forró, tendo Carlos Pitta uma convivência direta com Luiz Gonzaga, do qual é parceiro na valsa “Numa Serenata “ primeira música gravada pelo Rei do Baião,que no ano de 2011 recebeu letra de Carlos Pitta com autorização da família e foi gravada por Raimundo Fagner no Cd “Luas de Gonzaga “, um trabalho de pesquisa musical de Gereba e convidados.

 Neste oitavo tributo, a sanfona se fará presente pelas mãos de Gel Barbosa. sanfoneiro paraibano,da nova safra que vem trazendo na sua bagagem, as influências de Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, e Nenén do Acordeon.um dos artistas baianos,mais requisitados para os festejos juninos,pela sua originalidade e interpretação. O evento acontecerá no dia 13, a partir das 20 horas, no Teatro de Arena do Cuca, com entrada franca. Portanto 13 de dezembro é dia de comemorar o nascimento de Luiz Gonzaga e celebrar a cultura viva do sertão.

 CARLOS PÍTTA

 Cantor e compositor, 15 álbuns lançados, entre eles o premiado “Águas do São Francisco” e o histórico “A Lenda do Pássaro que Roubou o Fogo” com poemas de Myriam Fraga e ilustrações de Calazans Neto, trabalhos de parceria com Capinan, Cacaso, Salgado Maranhão, Gereba, Fernando de Oliveira, Galvão, Gileno Felix, entre outros. Músicas gravadas por Elba Ramalho, Alcione, A Cor do Som,DianaPequeno,Roze,Fagner,Marinês e Sua Gente,Trio Nordestino,Bendegó,etc.participações em grandes eventos mundiais a exemplo de Montreux jazz Festival/Suiça, Tubingen E Manhanenn/Alemanha, Itália, Nova York, Portugal. Seu última álbum é “Fotos, Baladas e Recordações”Pitta também compôs trilhas para cinema e balés.

NENÉN DO ACORDEON :

 Nascido em Jaguara, distrito de Feira de Santana,Neném vem se destacando em várias regiões da Bahia tocando o autentico forró pé de serra, no seu repertório destaca-se canções de Luiz Gonzaga,Jackson do Pandeiro,Flavio José e principalmente músicas dos seus três CDS gravados.
GEL BARBOSA

 Gel Barbosa, nasceu em Guarabira, no Brejo da Paríba, vindo de uma família de músicos, onde seu maior influenciador é o seu pai Geraldinho,tocador de oito baixos, Produtor musical, sanfoneiro e arranjador, Gel Barbosa já acompanhou artistas como Zé Calixto, Pinto do Acordeon, Carlos Pitta, Del Feliz, Elba Ramalho, Xangai, Targino Gondim, entre outros.

Nenhum comentário: