terça-feira, 5 de abril de 2016

Casos notificados de chikungunya reduziram quase 80 por cento em 2016

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, desenvolve ações diárias de combate ao mosquito aedes aegypti. A efetividade dessas ações é percebida nos números de notificações que apresentam queda se comparado ao mesmo período do passado. Em janeiro de 2015 foram 74 casos notificados de dengue, em fevereiro 105, e em março 228. No primeiro mês deste ano foram 26, em fevereiro 115, e em março 64. Uma redução percentual de 49.6%

 Em relação a chikungunya o quadro é ainda mais positivo. Em janeiro de 2015 foram 61 casos notificados, em fevereiro 125, e em março 390. No mesmo período desse ano os casos diminuíram, sendo 18 em janeiro, 62 em fevereiro, e 47 no último mês. A redução neste quadro foi ainda mais significativa, de 77.9%.

 Já o zika virus, que começou a ser registrado somente no fim do ano passado, os dados são somente deste ano, sendo 15 em janeiro, 59 em fevereiro, e 60 em março, respectivamente. 

 De acordo com a enfermeira referência de combate ao aedes aegypti, Maricélia Maia, "é natural ter um aumento de notificações nessa época do ano, mas Feira de Santana não vive uma situação de epidemia. Os casos, se comparados ao ano passado, apresentam uma queda significativa", destacou. 

Ela ainda esclareceu sobre a diferença de casos notificados e confirmados. “Casos notificados são todos os casos que a vigilância toma conhecimento, é uma suspeita da doença, entretanto, os confirmados são os que, após uma investigação, há a confirmação da doença”, explicou. 

 "A notificação não é uma coisa ruim, é uma alerta para que a Vigilância continue fazendo o trabalho de prevenção e controle", completou. De todos os casos que estão sendo investigados este ano, nenhum ainda foi confirmado.

Nenhum comentário: