sexta-feira, 22 de abril de 2016

Iniciativa de doação de sangue como trote de funcionários do Paramitas

Facilitadores da Instituto Paramitas, contratados pela Prefeitura de Feira de Santana através da Fundação Cultural Egberto Costa (FUNTITEC), se reuniram no último dia 15 de abril para um trote solidário. Em uma reunião decidiram transformar o momento em uma ação de cidadania e chamaram de “trote seja bem-vindo”. Os funcionários tiveram que doar sangue para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

 Com a proximidade da Micareta de Feira, a necessidade da Hemoba e a iniciativa de um funcionário que já era um doador, aquilo que era uma idéia tornou-se uma oportunidade de ajudar o próximo.

Para a facilitadora Iris Cristina, reunir todos por uma boa causa foi uma experiência maravilhosa, mas, seus sentimentos ficaram divididos. Estava feliz por acompanhar os amigos e triste por não poder doar por ter anemia falciforme.

 Segundo Tatiana Carneiro, gerente geral do Instituto Paramitas, essa é uma ação que visa atender o estado crítico em que se encontra o estoque do banco de sangue da Hemoba em Feira de Santana.

Anna Peleteiro, coordenadora dos Polos de Cultura, registrou que o trote mobilizou não apenas os novatos, mas também os veteranos, familiares e amigos. Além da doação de sangue os participantes fizeram teste para doação de medula óssea e se cadastraram em um banco de dados.

 “Os funcionários pretendem levar o projeto adiante e estudar novas campanhas sociais”, completa a coordenadora. Para ser um doador basta ter mais de 50kg e um bom estado de saúde, em caso de menores, basta se apresentar nos postos de coleta acompanhado dos pais ou responsáveis.

Nenhum comentário: