quinta-feira, 7 de abril de 2016

Intercâmbio cultural: índios Kariri-Xokó visitam escolas de Humildes

Os índios Kariri-Xokó apresentam seu artesanato e danças, enquanto professores e alunos das escolas municipais Mãe dos Humildes, Novo Horizonte e Antônio Brandão mostram a culinária típica da região em um almoço especial. O intercâmbio cultural aconteceu durante esta quinta-feira, 7, na Praça do Mercado no distrito de Humildes, como parte das comemorações pelo Dia do Índio, celebrado em 19 de abril.

 “Escolhemos celebrar o Dia do Índio este ano, oportunizando os alunos a terem este contato com os primeiros habitantes do nosso país. Enquanto o povo Kariri-Xokó mostra sua arte, nós apresentamos a nossa culinária, dessa forma há uma troca de conhecimentos e cultura entre os alunos e os índios”, explica a gestora da Escola Municipal Mãe dos Humildes, Roza Angélica Queiroz Ribeiro.

 Os Kariri-Xokó estão localizados na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio, cuja sede fica em frente à cidade sergipana de Propriá. Durante a apresentação, prestigiada por moradores do distrito e pais de alunos, os índios entoaram cantos de celebração como o “Y O LÊ LÊ” que expressa a vontade que o Toré (conjunto de cantos e danças indígenas) não acabe.

 “Os índios fazem parte da formação da nossa sociedade. É importante lembrar-se deles não somente no dia 19 ou no mês abril, por isso, esse encontro, essa troca de experiências e mostra de cultura é importante para familiarizar os estudantes com as raízes do povo brasileiro”, destaca a gestora da Escola Municipal Novo Horizonte, Ana Patrícia Sampaio.

 Com o rosto pintado relembrando os traços feitos pelos índios, a aluna do 1º ano, Ana Paula Oliveira Sobral afirma: “nunca vi um índio de verdade na minha frente. Só tinha visto eles pela televisão. Estou achando muito legal!”. Cacique dos Kariri-Xokó, Yapoã concluí: “muito bom estar aqui”.

Nenhum comentário: