quarta-feira, 23 de junho de 2010

São João resgata tradições

Quadrilhas juninas se apresentam em Maria Quitéria e Humildes

Os festejos juninos de Feira de Santana começam nesta quarta-feira (23) com o São João de São José, no distrito de Maria Quitéria. Além das atrações musicais contratadas para animar a festa - Aviões do Forró nesta quarta-feira (23), Mulheres Perdidas na quinta-feira (24) e Bonde do Forró na sexta-feira (25), haverá a apresentação de quadrilhas juninas.
Neste primeiro dia, se apresentam as quadrilhas Arrasta Pé, Oxente Gente, Companhia do Forró e Renovação do Forró. Na quinta-feira, a vez da Princesa do Sertão e da Xodó Nordestino. No último dia do São João de São José se apresentam Forró da Alegria, Corró Corró e Arraiá da Juventude.
O São Pedro de Humildes, que acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho, contará com a apresentação das quadrilhas citadas, além de ter a participação dos grupos Corró Bodó e Forró da Amizade (no dia 30) e Pituchinhos (no dia 1º de julho).
Segundo o chefe da Divisão de Cultura Popular da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Sobrinho, todas as apresentações acontecerão em frente ao Palco 3. "Queremos revitalizar a cultura das quadrilhas", afirma.
A tradição das quadrilhas juninas também será destaque no Arraiá de Santana, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), que acontecerá nos dias 3 e 4 de julho. Haverá um concurso de quadrilhas no evento. Segundo a presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Feira de Santana, Vilma Soares, 16 quadrilhas participarão do concurso.
Para a presidente da Associação, as apresentações de quadrilhas no São João de São José, no São Pedro de Humildes e no Arraiá de Santana vão ajudar a resgatar e manter uma das mais importantes tradições juninas. "Todo cidadão feirense deve abraçar as quadrilhas e o Arraiá de Santana, porque são patrimônios culturais da cidade. Quem puder assistir às apresentações e ao concurso vai poder ver toda a beleza das quadrilhas", destaca.
Além do concurso de quadrilhas, também haverá atrações musicais no Arraiá de Santana, que contará com a presença de artistas da terra. O ingresso para o evento é um quilo de alimento, e tudo o que for arrecadado será doado a instituições de caridade do município.
,

Aviões do Forró

Nenhum comentário: