quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Médicos discutem novo Código de Ética

Médicos dos Postos de Saúde da Família (PSF) discutiram itens do novo Código de Ética Médica, que está em vigor desde o mês de abril, durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (16), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento foi organizado pela Divisão de Atenção Básica do município e teve como palestrante o delegado do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) de Feira de Santana, Dr. Aderbal Mendes Freire d’Aguiar.

Os novos princípios relacionados à emissão dos atestados médicos foram alguns dos itens apresentados pelo delegado. “O artigo 91 do Código de Ética diz que o médico não pode deixar de atestar atos executados no exercício profissional, quando solicitado pelo paciente ou por seu representante legal”, destaca o palestrante.

Conforme o médico Keilon Machado Sampaio, o encontro é de grande relevância. “Nesta reunião pudemos fazer uma reciclagem a respeito do Código de Ética e conhecer melhor as diretrizes que regem a nossa profissão”, salienta.

De acordo com o site do Conselho Federal de Medicina (http://www.cfm.org.br/), este é o sexto Código de Ética Médica reconhecido no Brasil. Revisado após mais 20 anos de vigência do Código anterior, ele traz, entre outros temas, novidades como a previsão de cuidados paliativos, o reforço à autonomia do paciente e regras para reprodução assistida e a manipulação genética.

Nenhum comentário: