domingo, 19 de setembro de 2010

Obra que estará na Bienal de São Paulo causa polêmica por "matar" FHC e Lula





Uma série de imagens que serão expostas na Bienal de São Paulo, a partir da próxima terça-feira, está causando polêmica antes mesmo da inauguração. Obras do artista Gil Vicente, as imagens mostram a ele mesmo matando pessoas famosas como o ex e o atual presidente do país, Fernando Henrique Cardoso e Lula.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a Ordem dos Advogados, seção São Paulo (OAB/SP) divulgou uma nota dizendo ser contra a exposição das imagens, que fariam "apologia ao crime".
Uma obra de arte, embora livremente e sem limites expresse a criatividade do seu autor, deve ter determinados limites para sua exposição pública. Um deles é não fazer apologia ao crime como estabelece a vedação inscrita no Código Penal Brasileiro.
A série de quadros denominada "Inimigos", do artista plástico Gil Vicente, é composta por obras as quais retratam, dentre outras, o autor atirando contra a cabeça do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, noutra mostra o mesmo autor, de posse de uma faca, degolando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Essas obras, mais do que revelar o desprezo do autor pelas figuras humanas que retrata como suas vítimas, demonstra um desrespeito pelas instituições que tais pessoas representam, como também o desprezo pelo poder instituído, incitando ao crime e à violência.
Certamente não se pode impedir que uma obra seja criada, mas se deve impedir que seja exposta à sociedade em espaço público se tal obra afronta a paz social, o estado de direito e a democracia, principalmente quando pela obra, em tese, se faz apologia de crime.
Por esse motivo é que a OAB/SP está oficiando os curadores da Bienal de São Paulo, para que essas obras de Gil Vicente, da série "Inimigos" não sejam expostas naquela importante mostra."

Fonte: Correio/ O que a Bahia quer saber

Nenhum comentário: