quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A presidente Dilma Rousseff seria eleita no primeiro, diz Ibope


 

A presidente Dilma Rousseff seria eleita no primeiro turno das eleições em três dos quatro cenários avaliados por uma pesquisa do instituto Ibope divulgada hoje. Contra o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tidos como os oponentes mais prováveis, a petista teria 41% dos votos -mais do que a soma dos adversários, que ficariam com 14% e 10%, respectivamente.
O levantamento, realizado em parceria com o jornal “Estado de S. Paulo”, também indica que a disputa iria para o segundo turno apenas se o candidato tucano fosse o ex-governador José Serra e se a ex-senadora Marina Silva (PSB) tomasse o lugar de Campos. Nesse caso, a presidente tem 39% ante 21% de Marina e 16% de Serra.
No quadro em que Dilma disputa contra Marina e Aécio, a ex-senadora teria 21% - mais que o dobro dos votos de Campos-, mas Dilma oscilaria apenas de 41% para 39%. Aécio passaria de 14% para 13%. Se Dilma, Serra e Campos fossem candidatos, eles teriam 40%, 18% e 10%, respectivamente. No segundo turno, a presidente ganha de todos os demais candidatos e tem em Marina sua adversária mais próxima: venceria por 42% a 29% dos votos.
Em um segundo turno com Campos, a presidente venceria por 45% a 18% e, contra Aécio, sairia vitoriosa por 47% a 19%. Contra Serra, Dilma ganha por 44% a 23%. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro da é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. As informações são da Folhapress

Nenhum comentário: