terça-feira, 15 de outubro de 2013

Alerta contra o câncer de mama

                                         foto

A Secretaria de Saúde lançou, na noite de segunda-feira, 14, a campanha de prevenção contra o câncer de mama “Outubro Rosa”. Até o próximo dia 31, todas as unidades de saúde vão realizar exames preventivos visando a detecção da doença em estágio inicial, aumentando, assim, as chances de cura.
Com o slogan “Quem ama se toca”, a campanha alerta as mulheres para a necessidade de exame. Até o final deste mês várias ações serão promovidas visando intensificar a campanha “Outubro Rosa”.
As atividades foram iniciadas com a capacitação dos profissionais de saúde, no auditório da Secretaria de Saúde, na noite de segunda-feira, 14. Foram abertas pela secretária Denise Mascarenhas, que ressaltou a importância do empenho de todos os profissionais que compõem a equipe de saúde do município. “Todos nós devemos estar conscientizados da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. A prevenção é o caminho para conseguir o sucesso no combate à doença”, afirmou.
A coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Valdenice Queiroz disse que todas as Unidades Básicas de Saúde desenvolverão ações de prevenção do câncer de mama. E convocou para a caminhada do Outubro Rosa, no dia 27.
Já a coordenadora do Paism, Ane Mirellle Oliveira, chamou a atenção da população feminina feirense para a necessidade de se submeterem aos exames de mama, observando que a demanda será livre. “Um toque pode salvar a sua vida. O melhor caminho é a prevenção”, frisou.
A diretora-médica Carmen Silvane abordou sobre o câncer de mama e o “Outubro Rosa”, lembrando que a campanha é fruto de um movimento internacional. Ela explicou também o que é a doença e como pode ser prevenida.
Logo em seguida, a médica Manoela Trindade Fontes deu um importante depoimento relatando sobre sua experiência enquanto paciente. Ela falou sobre a cirurgia a qual se submeteu para retirada de nódulo benigno. Ascom/PMFS
foto

Nenhum comentário: