segunda-feira, 14 de abril de 2014

"O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão: Veredas" será lançado nesta terça


 foto
O tema é o sertão. O protagonista é um personagem vivo da história da região, como bem define o diretor Tuna Espinheira, ao falar sobre o documentário "O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão: Veredas", que será lançado em Feira de Santana nesta terça-feira, 15, às 20h, no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAM). São 52 minutos de filme.
Em Feira de Santana, as filmagens foram feitas principalmente no Campo do Gado e no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), onde foram plantadas esculturas do "Projeto Terra", do artista plástico feirense, lançado há 30 anos. O projeto serve de inspiração para mostrar o sertão através do imaginário de Juraci Dórea.
De acordo com o diretor, o documentário segue os caminhos percorridos pelo artista, entre Feira, Monte Santo, Canudos e Raso da Catarina. São imagens e depoimentos de personagens de cada lugar. Além de Juraci Dórea ser o motivo do filme, a produção conta com dois nomes feirenses na ficha técnica: Dimas Oliveira e Selma Soares.
"Era uma vez o sertão que virou museu a céu aberto, ao sol, a chuva, ao tempo”, diz Tuna Espinheira sobre o trabalho de Juraci, que ele compara ao pregador bíblico João Batista, pois “adentrou as veredas do sertão baiano, descortinando suas icônicas esculturas, de madeiras vestidas de couro, com uma linguagem contemporânea, desconhecida naqueles ermos”.
Aprovado pelo FSA/BRDE - Prodavi, o filme foi rodado em Digital HD pela produtora Larty Mark. A produção executiva é de Wiltonauar Moura e deverá também ser exibido pela TVE Bahia. Tem apoio do governo Cidade Trabalho, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Ascom/PMFS

Nenhum comentário: