sexta-feira, 11 de abril de 2014

RAMOS DA ALEGRIA

A palavra insistente que brota do falar e do ser do Papa Francisco é ALEGRIA. Diz o Papa: “Há cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa. Tem sempre cara de quaresma.” Com alegria, vamos participar neste domingo da Procissão de Ramos.

 A SEMANA Santa começa com o Domingo de Ramos. Símbolos de vida, de esperança e de paz, os ramos verdes são abençoados e levados em alegre procissão, revivendo a entrada de Jesus em Jerusalém, onde iria dar sua vida para a salvação da humanidade. 

JESUS entra de cabeça erguida na cidade de Jerusalém mesmo sabendo que ela não o reconheceria como Messias-Salvador. Os discípulos pensam na exaltação e na instalação do Reino onde eles, por fim, ocupariam cargos importantes de poder político e religioso. Jesus vai ao encontro da morte. Eles esperam glórias humanas! 

COMEÇA, portanto, neste domingo, a grande semana de Jesus. A mais importante de sua vida. E também de nossa vida. O clima do Domingo de Ramos é de alegria. Jesus entra em Jerusalém sendo aclamado por uma grande multidão de seguidores e admiradores de sua mensagem. Mas, Jesus entra na cidade montado em um jumentinho. Jumento simboliza a humildade, o serviço e a mansidão. Os reis usavam cavalos que simbolizavam a força e o poder. Jesus é rei que serve humildemente. Veio para servir, mas o povo quer aclamá-lo rei.

 NÃO ESQUEÇAMOS, porém, que o mesmo povo que aplaudiu Jesus foi manipulado por seus inimigos e alguns dias depois grita: crucifica-o. Como são passageiros os aplausos humanos! As mãos que jogam flores são as mesmas que atiram pedras. A boca que grita vivas é a mesma que diz crucifica-o. Com facilidade nos deixamos manipular. Os interesses e às vezes falam mais alto.

 OS RAMOS bentos, além de vida, de paz e de alegria, significam compromisso, vitória. Vamos levá-los para nossas casas como sinal da presença de Cristo em nossa vida. E assim, como aclamamos Jesus com ramos verdes, vamos segui-Lo todos os dias, sendo testemunhas alegres de sua Ressurreição. Feliz e abençoada Páscoa!

                                                            + Itamar Vian
                                                Arcebispo Metropolitano 
                                                         di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: