sexta-feira, 11 de abril de 2014

Programa Peixe na Rede beneficiará mais de 400 pescadores


O Programa Peixe na Rede, que será lançado neste sábado, 12, na Fazenda Mergulho, no distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), irá beneficiar diretamente mais de 400 pescadores nas comunidades de Três Riachos, Santa Luzia, Mergulho e Amarela.

 A iniciativa é resultado de uma parceria da Associação dos Produtores Rurais e Pescadores do Distrito Governador João Durval Carneiro, a Fundação Alphaville e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural – Seagri. O projeto prevê a implantação de um Sistema de Unidades Produtivas de Piscicultura em Tanques - rede para benefício inicial de 20 famílias.

 O Programa Peixe na Rede, que descreve e roteiriza as etapas de implantação do “Sistema de Condomínio da Piscicultura em Tanques-Rede” no Lago de Pedra do Cavalo, é um projeto baseado em gestão sustentável, que tem por objetivo promover diretamente a inclusão social. 

 Segundo o chefe da Divisão de Apoio Animal da Seagri, Jurandir Carvalho, a iniciativa visa gerar mais renda para os pescadores que sobrevivem há mais de trinta anos da atividade pesqueira. “A primeira etapa do projeto irá beneficiar 20 famílias. Na segunda etapa serão dez famílias beneficiadas e na terceira, mais dez famílias. Beneficiando diretamente mais de 400 pescadores”, explicou.

 “Na primeira etapa será instalada 100 tanques-rede e 20 bolsões”, informa Jurandir. Ele disse ainda que o projeto também irá capacitar os pescadores para o manejo e cultivo. “Além de proporcionar também mão-de-obra local específica para atender a outros projetos que venham a ser implantados na localidade e região”.

 Jurandir Carvalho disse ainda que o técnico responsável pelo projeto é o biólogo Geraldo Aquino. “Ele desenvolveu esse projeto que tem como finalidade proporcionar impactos positivos para a localidade e a comunidade em geral. Acreditamos ser a melhor alternativa produtiva que possa beneficiar e proporcionar o desenvolvimento da comunidade envolvida, residente no entorno da Barragem Estadual de Lagoa de Pedra do Cavalo”, observou.

Nenhum comentário: