quarta-feira, 10 de abril de 2013

Hospital da Mulher atende em capacidade máxima


Nos últimos dias o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) vem atendendo na sua capacidade máxima. Isto em todos os setores. Mas a ordem é atender todas as pacientes que chegam à unidade.

Até o dia 7, foram realizados 1.047 partos no hospital – 512 normais e 535 cesarianos, e 368 curetagens. Dentre estas pacientes, apenas 40% moram em Feira de Santana, enquanto 55% vêm de municípios pactuados e 5% de não pactuados.

O hospital tem 58 leitos, todos inscritos no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde), mais oito da UTI Neonatal e dez do Berçário de Alto Risco. 

Todos os leitos ficam ocupados em tempo integral. Feita a higienização, recebe nova paciente ou recém-nascido. Em média, a mulher que faz parto normal recebe alta 24 horas depois. A submetida a uma cesariana permanece 48 horas.

Pela manhã um obstetra vai às enfermarias onde faz uma triagem das pacientes que já podem ir para suas casas ou não. Quando há complicação e existe a necessidade de maior tempo no hospital, a mãe é encaminhada para o Projeto Mãe Canguru.

Desde o dia 1º, um obstetra trabalha na triagem das pacientes – faz uma avaliação geral. Observa se elas estão próximas de entrar em trabalho de parto. Se não, as orienta a voltar para a sua casa. 

Nesta semana, em apenas um dia foram realizados 72 atendimentos – destes, 40 mulheres foram internadas. “Estamos trabalhando com nossa capacidade máxima”, diz Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana.

As equipes de atendimento do centro cirúrgico são formadas por dois obstetras – o terceiro trabalha no pré-atendimento, pediatra e anestesista. (SECOM)

Nenhum comentário: