quinta-feira, 18 de abril de 2013

Viver Sem Limite



O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Viver Sem Limite foi apresentado a prefeitos, secretários e diretores dos municípios que compõem o Portal do Sertão e Portal do Recôncavo, na tarde desta quarta-feira, 17, no auditório Dr. João Batista Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde, encontro que fez parte da primeira etapa da reunião técnica, que será encerrada no dia 19.
Lançado em novembro de 2011, o Programa Viver Sem Limite tem como objetivo ampliar o acesso e a qualificação do atendimento às pessoas com deficiência, permanente ou temporária no Sistema Único de Saúde (SUS), com o foco na organização do cuidado. O Programa possui quatro eixos de atuação: acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho sinalizou positivamente quanto à adesão ao programa, ao afirmar que “é algo extremamente positivo e procuramos trabalhar dentro dessas linhas. Instituímos o curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no Centro Educacional Joselito Amorim, implantamos o Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial (PACE), que têm oito veículos adaptados para o transporte de pessoas com deficiência; temos 30 salas de aula multifuncionais, residências adaptadas no Minha Casa Minha Vida, além de ações na Micareta, como o Bloco Me Leva Que Eu Vou e o Camarote da Diversidade”, pontuou.
Para a consultora do Viver Sem Limite, Cleonice Machado de Pellegrini, a adesão de Feira de Santana é fundamental “porque o município é um pólo de abrangência e a proposta é fazer esse diferencial na cidade: modificar a história das pessoas com deficiência, através do resgate da autonomia”, salientou.
O apoiador institucional na Bahia, Moisés Leal observou que as ações que já são desenvolvidas em Feira de Santana podem servir de exemplo para os demais municípios. O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, adiantou que o município poderá evoluir bastante na atenção às pessoas com deficiência.
“É importante esse momento em que estamos intercambiando, discutindo, dialogando e buscando as políticas públicas. Feira de Santana é sede de uma região metropolitana e isso aumenta a nossa responsabilidade”, considera.
Também compuseram a mesa o secretário municipal de Habitação, Sandro Ricardo Espírito Santo, o diretor do Departamento de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento, Carlos Lacerda, e o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite. (SECOM) 


Nenhum comentário: