terça-feira, 23 de maio de 2017

Comunidade escolar é mobilizada para ações no trânsito

Foto: Claudionor Junior/Secretaria da Educação

A Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), leva às escolas da rede de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista o projeto experimental 'Educação no Trânsito'. O objetivo é envolver estudantes, pais e comunidade do entorno sobre comportamento adequado no trânsito para evitar acidentes que matam, principalmente, crianças de 0 a 14 anos, conforme dados oficiais. A partir das aulas lúdicas que recebem na escola, cabe aos alunos o dever de casa de propagar as informações entre familiares e vizinhos, conscientizando-os sobre os cuidados que devem tomar para preservar a vida.

 Nesta terça-feira (23), professores e coordenadores da rede estadual participaram, na Escola Pública de Educação no Trânsito, no Detran-BA, em Salvador, do curso de formação 'Educação para o Trânsito', para que eles se tornem multiplicadores da mudança de comportamento no trânsito. A coordenadora de Ensinos Fundamental e Médio da Secretaria da Educação, Ivonildes Costa, explica que a parceria com o Detran-BA visa complementar a Educação Básica através da educação no trânsito, como previsto no Código de Trânsito.

 Para isto, além dos educadores, as escolas contam com equipes de monitores do próprio Detran, que estão visitando unidades para realizar atividades voltadas à educação no trânsito, a partir de técnicas especiais e lúdicas. Dicas simples e importantes de segurança são transmitidas aos estudantes, como não atravessar fora da faixa de pedestre, respeitar os sinais e usar o cinto de segurança. "Acidentes de trânsito matam muitas crianças. Além de educá-los, o projeto busca transformá-los em propagadores das informações em casa, junto aos pais e irmãos, com os vizinhos e com a comunidade em geral", explica Ivonildes Silva.

 O instrutor do curso de capacitação para profissionais da rede estadual, major Genésio Luide, destaca a campanha Maio Amarelo como um importante instrumento de demonstração da gravidade da situação para que os estudantes e a população em geral se conscientizem para mudar hábitos que irão mudar a atual realidade. "Somos educadores por natureza e, como pedagogo de formação, me encontrei na área de trânsito, entendendo que só com educação iremos reverter a situação, lembrando que o principal elemento do trânsito não é o veículo e sim o pedestre", ressalta o major.

Nenhum comentário: