sexta-feira, 26 de maio de 2017

Parque Tecnológico sedia workshop nacional sobre certificação ambiental

Parque Tecnológico sedia workshop nacional sobre certificação ambiental

Todos os anos, o Workshop Nacional Bandeira Azul é realizado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR) - órgão gestor da Bandeira Azul no Brasil, em uma capital do país. Este ano, Salvador foi escolhida para sediar a décima edição do workshop, por ser a primeira capital do Nordeste a ter uma praia com o selo de qualidade ambiental – Bandeira Azul. A certificação da praia da Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades, é resultado do trabalho da startup Preamar – Gestão Costeira, incubada no Parque Tecnológico da Bahia, onde aconteceu o evento, na quinta-feira (25).

 O workshop reuniu proprietários de marinas, representantes de associações e de empresas de turismo náutico, além de figuras da Secretaria do Meio-Ambiente de Santa Catarina, do Governo do Estado da Bahia e de Alagoas, para debater sobre a importância da conscientização da sociedade e gestores públicos sobre a necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro e lacustre, a fim de incentivar a busca por qualidade.

 A Fundação Bahia Viva, gestora da Ilha dos Frades, e a Preamar auxiliaram a realização do evento, que contou com palestras, debates, troca de experiências, e com uma visita à praia da Ponta de Nossa Senhora, que acontece, nesta sexta-feira (26), para que os participantes do workshop conheçam, na prática, uma praia que possui certificação Internacional Bandeira Azul.

 Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa Bandeira Azul, conta que a certificação diferencia uma praia de qualquer outra. “Quando uma praia se torna bandeira azul, ela passa a ter um diferencial garantido, que é o olhar do poder público, da comunidade e dos usuários, que prezam, principalmente, pelo meio-ambiente”. Destaca, ainda, o suporte oferecido pela praia: “tem toda a infraestrutura, com banheiro, estacionamento, acessibilidade, serviços e sinalização”.

 Para manter o selo de qualidade ambiental da bandeira azul, é necessário que todos os anos o município comprove que continua cumprindo os critérios de infraestrutura, balneabilidade, segurança e serviço. O diretor executivo da Preamar, Mateus Lima, comemora: “Como padrinhos, ficamos felizes com a renovação da certificação 2016/2017. Isso mostra que nosso trabalho foi feito com sucesso e mesmo não estando na ilha, a própria comunidade, o poder público e a iniciativa privada manteve aquela conquista”.

Nenhum comentário: