sexta-feira, 26 de maio de 2017

Fanfarras escolares fazem ensaio coletivo para desfile do 2 de Julho

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Como preparativo para as festividades do 2 de julho, dia em que acorre a celebração da Independência da Bahia, grupos de fanfarras de seis escolas da rede estadual de ensino participaram de um ensaio coletivo nesta sexta-feira (26), no bairro de Mussurunga, em Salvador. O Encontro Intercolegial de Bandas e Fanfarras reuniu os estudantes em um desfile pelas ruas da comunidade.

 Hermival Rêgo, responsável pelas fanfarras, acredita que, ao se prepararem, os estudantes aprendem mais sobre a história da Bahia. “Eles aprendem sobre aspectos que serão levados para o desfile, para que tudo corra bem. Outro ponto muito positivo é que estamos conseguindo com atividades como essa inserir nesses jovens uma consciência critica sobre a importância do 2 de julho para o nosso estado”, destaca.

 Para a diretora do Colégio Estadual Raul Sá, Nancy Rodrigues, as fanfarras desempenham um importante papel pedagógico, funcionando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo juvenil. “Os alunos que participam desse projeto musical acabam ficando mais envolvidos com a escola, ficam mais interessados e começam a entender a escola como uma extensão da vida, um lugar para que eles possam se desenvolver como indivíduos”, afirma. 

Transformação

 Depois que começou a participar das fanfarras, a estudante Lais Nascimento, 18 anos, passou por uma grande mudança de comportamento. “Eu era muito nervosa e não respeitava nenhum tipo de autoridade. Depois que entrei para a fanfarra e comecei a aprender música, eu mudei muito. Estou mais calma e disciplinada, dentro e fora da escola. Aprendi a me controlar, a não brigar e a respeitar mais as pessoas ao meu redor. Estou muito melhor, sem dúvidas”.

 Participaram do ensaio os alunos dos colégios estaduais João Caribé, Ruben Dário, Raul Sá, Visconde de Mauá e Helena Matheus, além do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Navarro de Brito. O próximo ensaio geral do Encontro Intercolegial de Bandas e Fanfarras acontece no dia 16 de Junho, na Avenida General San Martin, no bairro Fazenda Grande do Retiro.

Nenhum comentário: