terça-feira, 23 de maio de 2017

Investimentos do governo garantem mais qualidade de vida para população do oeste baiano

Foto: Manu Dias/GOVBA

Levar água tratada a um número cada vez maior de baianos é uma das prioridades do Governo do Estado. A instalação de sistemas de água no interior baiano transforma a vida de milhares de pessoas. Um dos municípios beneficiados foi Formosa do Rio Preto, no oeste baiano. No início deste ano, o governo entregou quatro novos sistemas de abastecimento de água para a população do município.

 “O governador Jaques Wagner criou o programa Água para Todos e fez o maior investimento em água na história da Bahia. Nós queremos bater este recorde, porque água significa vida e saúde. Agora nós queremos que a Embasa faça a ampliação para que todas as casas do município recebam água tratada”, afirmou o governador Rui Costa, destacando que água é prioridade absoluta na sua administração.

 Com cerca de R$ 3 milhões em investimentos, os quatro sistemas de abastecimento inaugurados em Formosa do Rio Preto beneficiam as comunidades de Arroz de Baixo e de Cima, Lagoinha, Morro Pelado, Vazante e Araçás, atendendo milhares de baianos. De acordo com o secretário de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, "a implantação do sistema garante à comunidade água potável com qualidade, trazendo mais saúde para a população”.

 O agricultor Hélio Alves tem 71 anos, mora em Arroz de Cima e diz que nunca passou 30 dias fora do distrito, nem havia visto água chegar às torneiras da localidade. “Muda muita coisa, beneficia a saúde da gente, na arrumação da casa, sem água a gente não vive. O lugar mais perto para buscar água era 200 metros de casa. E para lavar roupa ia lá no rio, de carroça, distante 11 quilômetros. Agora não tem mais isso, a água tem na nossa casa”.

 Regularização ambiental 

 A obtenção de créditos agrícolas com maior facilidade e a valorização dos imóveis rurais tem sido possível aos agricultores familiares dos municípios do oeste baiano graças ao trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, através do Projeto Cerrado. Executado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o programa realizou o cadastramento de mais 4,5 mil agricultores familiares no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir).

 A entrega, realizada em março deste ano, beneficiou os agricultores dos municípios de Barreiras, São Desidério, Jaborandi e Correntina. Foram 2,6 mil cadastros em Correntina, mil em Barreiras, 600 em São Desidério e 300 em Jaborandi, integrando um esforço coordenado da Secretaria do Meio Ambiente para que os proprietários e/ou possuidores de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais passem a integrar o Cefir, cadastro obrigatório segundo o Novo Código Florestal Brasileiro.

 O Projeto Cerrado atua nas frentes da Regularização Ambiental Rural e Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em Formosa do Rio Preto, São Desidério, Riachão das Neves, Luis Eduardo Magalhães, Barreiras, Correntina, Jaborandi e Cocos. Os municípios foram selecionados com base nos índices de perda de vegetação nativa, percentual de vegetação remanescente e ainda pela capacidade de gestão e a existência de áreas protegidas.

 A realização do projeto é fruto de uma parceria entre o Governo Brasileiro e o Reino Unido, sendo o Estado da Bahia beneficiário do Acordo de Doação firmado entre Banco Mundial (BIRD) e a Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), com aporte de recursos doados pelo Department for Environment, Food and Rural Affairs (DEFRA), órgão do Reino Unido. A Sema é responsável pela Coordenação Geral do Projeto, cuja execução ocorre em parceria com o Inema, sob a supervisão do Ministério do Meio Ambiente.

 Casa própria 

Considerado um dos estados que mais avançaram na construção de imóveis residenciais no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida, a Bahia tem garantido a casa própria para uma parcela representativa da população de baixa renda. No município de Barreiras, no oeste da Bahia, o Estado entregou mais de três mil unidades habitacionais. As unidades contam com infraestrutura urbana e sanitária, com pavimentação, acesso, iluminação e redes de água, drenagem e esgoto, além de áreas social e de lazer, equipados com campo de futebol e parque infantil.

Nenhum comentário: