quinta-feira, 18 de maio de 2017

Fim de semana terá céu encoberto e chuva no litoral baiano

O tempo terá mudança na Bahia nos próximos dias, incluindo sábado (20) e domingo (21), principalmente em relação às chuvas. A massa de ar quente e seco segue enfraquecendo, o favorece o aumento da nebulosidade e, consequentemente, das chuvas em grande parte do estado. As chances de ocorrência dessas chuvas serão maiores na faixa centro-leste, sobretudo nas regiões do Recôncavo, sul, nordeste, sudoeste e Chapada Diamantina.

Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as chuvas deste período são influenciadas principalmente pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Os volumes mais expressivos devem ser registrados nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo dos que estão previstos para os próximos dias no Recôncavo e nordeste baiano.

 Já nas regiões oeste, São Francisco e norte, onde a massa de ar ainda deve influenciar o tempo, também há possibilidade de ocorrer chuvas fracas em algumas localidades, principalmente na faixa centro-sul do oeste e São Francisco. Mesmo com a massa de ar perdendo força, ainda é nessa faixa que são esperadas as maiores temperaturas da Bahia, com máximas variando entre 35°C e 37°C.

 Por outro lado, as menores temperaturas do estado continuam sendo previstas para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, as mínimas podem chegar aos 15°C. Já nas regiões mais próximas ao litoral, as temperaturas continuam estáveis, com máximas variando de 29ºC (na região sul) a 33°C (no nordeste).

 Para a cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos que sopram do Oceano também influenciam o tempo nos próximos dias, o que devem manter o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Mesmo assim, as temperaturas permanecem elevadas, com valores oscilando entre mínimas de 23°C e máximas de 31°C.

 Maré e radiação

 No período entre sexta (19) e domingo (21), a maré deve atingir a altura máxima entre 22h e 1h e entre 10h e 13h, com valores variando de 1,6 a 2,5 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 4h e 7h e entre 16h e 19h, com valores variando de 0,4 a 1,1 metro. As ondas devem ter agitação moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,5 metros.

 Na segunda metade do outono, as características da estação são semelhantes às do inverno, com temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas de longa duração. Também há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV's). Mesmo assim, este índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre sexta (19) e domingo (21), quando devem variar de 7 a 9 em toda a Bahia.

 Esses valores são classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nas categorias ‘alta’ e 'muito alta', o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.

Nenhum comentário: