segunda-feira, 29 de maio de 2017

Flica anuncia novo curador para a edição 2017

A 7ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira já tem seu curador. O escritor e jornalista Tom Correia assume este ano a função que foi ocupada em 2016 por Emmanuel Mirdad, um dos idealizadores e coordenador geral da Flica. Autor de quatro livros individuais de contos e com participação em várias coletâneas, Tom iniciou sua trajetória ao vencer o Prêmio Braskem de Literatura com “Memorial dos medíocres”.

 Com inúmeros trabalhos em jornalismo literário, a exemplo da grande reportagem “Vidas suspensas”, sobre pessoas desaparecidas em Salvador, a sua relação com a Flica surgiu desde a 1ª edição. Em 2013, ele foi um dos autores convidados e, no ano seguinte, foi mediador da mesa com a escritora baiana Mariana Paiva e o português Gonçalo M. Tavares. “Ter feito parte da festa como público, autor convidado e mediador, além de grande aprendizado me proporcionou uma visão mais ampla da dinâmica da festa. Acredito que isso pode ser um fator importante no momento de compor as mesas desta edição”, afirmou.

 Além da atuação em Literatura, Tom desenvolve atividades paralelas em Fotografia. No início deste ano, ele morou durante dois meses em Lisboa para dar início a “Breve cartografia do silêncio”, projeto de residência fotográfica selecionado por edital de mobilidade artística. Atualmente ele pertence ao conselho diretor do Instituto Sacatar, onde também fez parte de um programa de residência literária. Esta não será a primeira experiência de Tom na função. No final de 2013, ele foi um dos responsáveis pela curadoria do “Jorge +100: a Bahia de Jorge Amado nos dias de hoje”, evento literário que reuniu autores nacionais e locais para debater a literatura contemporânea em Salvador.

 Consolidada como um dos maiores eventos literários do país, a Flica tem o patrocínio do Governado do Estado da Bahia, que, desde 2015, vem ampliando sua atuação na festa, com a participação articulada de diferentes secretarias e órgãos para o desenvolvimento de ações relacionadas às áreas de educação, cultura e turismo. A maior parte da programação acontece no Espaço Educar para Transformar, localizado em frente à Câmara Municipal de Cachoeira. Lá, o público pode participar de diferentes atividades, a exemplo de lançamento de livros, exposições, apresentações artísticas, contação de histórias e saraus.

 Fliquinha

 Já a Fliquinha, a programação infantil de sucesso da Flica, permanece pelo 5º ano consecutivo com a curadoria de Lília Gramacho e Mira Silva, jornalista, psicóloga, analista em formação pelo Instituto de Psicologia Analitica da Bahia, Pós-Graduada em Comunicação de Marketing, pela ESPM-SP e em Roteiro para cinema e televisão. Atuou por mais de 10 anos no mercado publicitário, e como roteirista para vídeos empresariais e publicitários. Atuou como Gerente de Produção e Criação de programas televisivos, tendo realizados projetos para canais de televisão como GNT Portugal, Multishow, Globo Internacional, Futura, e da Rede Bahia de Televisão. Integrou a equipe que implantou a grade de programação da TV Salvador, tendo realizado programas como Na Carona, Em Off, Rutz, Noite à Dentro, Salvador Cultura e Arte, além do Programa Mosaico e Aprovado da Rede Bahia de Televisão. Atualmente, exerce a função de Gerente de Marketing Corporativo da Rede Bahia. É autora dos livros infanto-juvenis Camila e o Espelho – Ed. Aeroplano; O Filho do Meio, editora Formato – selecionado para integrar o acervo de bibliotecas e escolas públicas de São Paulo, selecionado pela produtora Portuguesa Abre-te-Césano, para ser adaptado para a Rede de Televisão Portuguesa. Vencedora do Edital para Curta Metragem de Ficção Infanto- Juvenil do Ministério da Cultura, para realizar o curta-metragem Camila e o Espelho.

 Vencedora de prêmio Mirian Muniz de teatro com a peça infanto-juvenil Camila e o Espelho. Selecionada pela Fundação Pedro Calmon no edital de publicação do livro infantil A Menina que Não Gostava de Ler. Vencedora da Off Flip 2010, com o conto Fim, Ponto. Curadora da Fliquinha desde a primeira edição da programação infantil da Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira), de 2013 a 2016. Curadora da programação infantil do lançamento da Flica Salvador em 2015 e do evento Flica na Caixa em 2016, ambos na sede da Caixa Cultural em Salvador. Curadora da FliCaixinha, a programação infantil da FliCaixa (Festa Literária da Caixa), nas sedes da Caixas Cultural em Salvador, Fortaleza e Curitiba, em abril, maio e setembro de 2017.

 Atualmente, dirige o programa Aprovado que vai ao ar todos os sábados, às 8 da manhã, pela TV Bahia, afiliada Globo no estado. Curadora da Fliquinha desde a primeira edição da programação infantil da Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira), de 2013 a 2016. Curadora da programação infantil do lançamento da Flica Salavdor em 2015 e do evento Flica na Caixa em 2016, ambos na sede da Caixa Cultural em Salvador. Curadora da FliCaixinha, a programação infantil da FliCaixa (Festa Literária da Caixa), nas sedes da Caixas Cultural em Salvador, Fortaleza e Curitiba, em abril, maio e setembro de 2017.

Nenhum comentário: