segunda-feira, 29 de maio de 2017

Cortejo Cultural abre programação do São João em Cruz das Almas nesta quinta-feira

Forró pé de Serra, comidas típicas e muita animação, tudo o que uma boa festa de São João tem direito. Na próxima quinta-feira (1), a cidade de Cruz das Almas, no interior da Bahia, dará o pontapé inicial em sua programação junina. Um grande cortejo formado por manifestações culturais como Terno de Reis, Marujada, quadrilhas e trios nordestinos irá percorrer as principais ruas do município, anunciando a chegada do mês de junho e das festas típicas.

 O dia começa com a tradicional queima de fogos conhecida como ‘Alvorada’ na Rua Rio Branco. A concentração para o desfile tem início às 8 horas na Praça dos Artificies, com um café da manhã. De lá saem fanfarras e manifestações culturais como a Marujada de Saubara e Zambiapunga, com um conjunto do município de Nilo Peçanha. Ao todo, 16 grupos vão compor a apresentação. A caminhada termina na Praça Senador Temistocles, aonde os artistas vão se reunir numa grande festa com o público.

 O evento abre as comemorações do São João na cidade baiana, que entre os dias 22 e 25 de Junho irá receber diversas atrações. De acordo com o prefeito Orlando, Cruz das Almas está se preparando para fazer uma volta às tradições da festa junina. “É uma época do ano diferenciada. É a maior festa popular do estado. Não vamos deixar que ela perca a essência. Vamos celebrar nossa cultura e fazer um forte trabalho de valorização às manifestações mais genuínas de nossa gente e de nossa terra para a população local e os milhares de turistas que vão curtir com a gente”, afirma.

 Com uma programação voltada para bandas de forró e ritmos nordestinos, a expectativa é que a cidade receba em torno de 360 mil pessoas nos quatro dias de festa. Manifestações folclóricas, grupos culturais e atrações musicais como Flavio José, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Targino Gondim, Zelito Miranda, Lucy Alves, Adelmário Coelho, Carlos Pita, Sarapatel com Pimenta, Acarajé com Camarão, Santana, O Cantador, entre outros, farão a festa das pessoas nas praças Sumaúma, Multiuso e do Coreto.

Nenhum comentário: