quarta-feira, 31 de maio de 2017

Questão ambiental é destaque no desenvolvimento do agronegócio

Presente na abertura do Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola do Nordeste, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, o secretário do Meio Ambiente do Estado, Geraldo Reis, destacou a questão ambiental como um agregador importante para o desenvolvimento do agronegócio, representando uma vantagem competitiva no ramo. Na programação do evento, o secretário também participou do Fórum de Debate, na terça-feira (30), juntamente com representantes do agronegócio e pesquisadores, onde foram discutidos questões sobre o potencial hídrico da região.

 “O Governo tem a preocupação estratégica de promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade para a região do oeste da Bahia. Há um cuidado de que os ativos naturais, como a água, sejam utilizados adequadamente, de acordo com a legislação. Por isso, o estudo sobre a capacidade hídrica do Aquífero Urucuia, por iniciativa da Associação de Produtores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em convênio de cooperação técnica com a Sema, Inema e universidades, a fim de quantificar a disponibilidade de água para uso agropecuário, será importante para uma decisão consistente a respeito da possibilidade de ampliação da irrigação na região”, disse Geraldo Reis.

 Para o titular da pasta, tanto a SEMA como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vem trabalhando na implementação de políticas que impactem positivamente nas conservações de nossas reservas de águas subterrâneas.

 De acordo com a diretora geral do Inema, Márcia Telles, o Aquífero Urucuia tem a responsabilidade de manter perene, nos períodos de estiagem, os rios do Oeste da Bahia, região com maior demanda de água, principalmente para a agroindústria. “Existe uma preocupação com a preservação e o uso sustentável desse aquífero, que é a maior reserva de água subterrânea do estado. Com novos dados e o compartilhamento de estudos, será possível, por exemplo, definir as áreas que devem ser protegidas e o volume de água que pode ser retirado”, explicou.

 A Secretaria do Meio Ambiente disponibilizou na Bahia Farm Show, que acontece até sexta-feira (02), um stand de atendimento ao público do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). Os produtores podem tirar dúvidas relativas ao cadastramento de suas propriedades e realizar o cadastro de suas terras.

Nenhum comentário: