segunda-feira, 31 de março de 2014

Conselho fiscalizará possíveis atos racistas durante a Micareta

O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas de Feira de Santana (COMDECNI) realizará um observatório da discriminação racial durante a Micareta de Feira, de 24 a 27 de abril. O objetivo é coletar dados referentes às práticas de discriminação contra a população negra.

 Segundo a presidente do conselho, Lourdes Santana, a partir dos dados levantados pelo observatório será possível evidenciar as desigualdades expressas durante a festa. Os observadores, devidamente capacitados, vão circular pela festa à procura de alguma atitude racista que possa ocorrer no circuito da folia.

 “A ideia é coletar informações que subsidiem a construção de indicadores para o planejamento das políticas governamentais de promoção, prevenção e enfrentamento das discriminações e desigualdades, em especial à raça negra”, explica Lourdes Santana.

 Dentre as práticas consideradas discriminação racial estão o impedimento de acesso em locais públicos, recusa de prestação de serviço às pessoas, baseando-se na raça, ou qualquer atitude que caracterize ato racista.

Nenhum comentário: