segunda-feira, 17 de março de 2014

Vacina contra o HPV também nas escolas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) também nas escolas da rede municipal e estadual, a partir da próxima quinta-feira, 20. Vai começar pela Escola Municipal Gente Miúda, localizada no Jardim Acácia.
Nesse dia, a unidade escolar vai receber a visita do ônibus adaptado do projeto Saúde na Escola. A vacina, que previne o câncer do colo do útero, é destinada para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos de idade.
O ideal é que os estudantes estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis, levem o documento de identidade e, caso tenha, o cartão de vacinação também.
A coordenadora do Setor de Eventos, da Secretaria de Saúde, Meiridalva Leão diz que nesta semana foram realizadas palestras, com orientações e esclarecimentos, sobre a importância da vacina contra o HPV. Na sexta-feira, 21, o ônibus Saúde na Escola estará na Horácio Silva Bastos, localizada no Caseb.
Contudo, a coordenadora do Setor de Imunização, Kátia Ferraz assegura que demais unidades de ensino também estarão disponibilizando a vacina, conforme cronograma que será definido com as unidades de saúde da cada bairro.
Vale lembrar que, o ciclo da imunização contra o HPV é completado em três etapas. Daqui a seis meses, a adolescente deve tomar a segunda dose. E a terceira, cinco anos depois da primeira aplicação. A vacina tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero. Ascom/PMFS

Nenhum comentário: