terça-feira, 25 de março de 2014

Guarda Municipal comemora 121 anos


 foto
Uma solenidade na Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos marcou o aniversário de 121 anos da Guarda Municipal, na tarde desta terça-feira, 25. Participaram do evento prepostos da corporação e o secretário da Seprev, Mauro Moraes. Um total de 46 guardas foram homenageados através da Portaria de Elogio.
A homenagem destaca as qualidades morais e profissionais, somadas a prestação de bons serviços, empreendendo esforços, desenvoltura e compromisso para com as atribuições que lhes foram conferidas e que resultam na elevação institucional da Guarda Municipal de Feira de Santana.
O secretário municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mauro Moraes, também determinou ao Comando da Guarda Municipal de Feira de Santana que mande constar na ficha funcional dos servidores elogiados a anotação destes elogios.

SOBRE A GUARDA

Ainda no final do século XIX Feira de Santana já demonstrava seu grande potencial de crescimento. A localização geográfica, o clima sagrado, como cantou Georgina Erismann no Hino à Feira, a vocação para o comércio, são características que atraiam, como atraem até hoje, pessoas de toda parte e que aqui se tornam feirenses por adoção.
Com o aumento da população ficou evidente a necessidade de estruturar a cidade e manter a ordem pública. O coronel José Freire de Lima, nomeado intendente, foi o responsável pela criação em 25 de março 1893 da “Guarda Municipal de Feira de Sant’ana”.
Na época a segurança pública fornecida pelo estado chegava a Feira de Santana através de um delegado. Todo o restante era de responsabilidade do Município, função que coube a Guarda Municipal executar durante décadas. Em 1943 o contingente contava com 11 guardas, comandados pelo Sr. Estevam Moura.
Mesmo reduzido, o efetivo tinha a incumbência não só de guardar os bens públicos, como também atuava na segurança da cadeia, além do patrulhamento noturno das ruas.
Nesta terça-feira, 25, ao completar 121 anos de criação, a Guarda Municipal conta com 164 integrantes, sendo 112 Homens e 52 Mulheres.
Prevista na Lei Orgânica do Município de 5 de Abril de 1990 e estruturada a partir de 1994, através de lei específica, a Guarda Municipal passou a cumprir um relevante papel, incluindo o poder de polícia no âmbito da administração pública municipal.
A partir de 2001, no primeiro mandato do prefeito José Ronaldo de Carvalho, a corporação passou por uma total reestruturação.
Foram realizados concursos públicos para incorporar novos agentes. A guarda implantou novos métodos de disciplina, com testes de aptidão calcados na moderna tecnologia de segurança, os agentes recebem assistência psicológica e trabalham numa instituição totalmente informatizada.
Para proporcionar melhores condições de trabalho, a prefeitura estará entregando a Guarda Municipal ainda neste primeiro semestre e 1-microônibus, mais 1- veículo e 2- motos.Ascom/PMFS

Nenhum comentário: