quarta-feira, 19 de março de 2014

Vacina contra o HPV nas escolas a partir desta 5ª


A vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) será disponibilizada nas escolas das redes pública e privada, a partir desta quinta-feira, 20. Vai começar pela Escola Municipal Gente Miúda, localizada no Jardim Acácia, e Colégio Santo Antônio, no bairro Capuchinhos, a partir das 8h.

 O cronograma foi definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Rede de Frios e o Setor de Eventos, que nesse dia estará com o ônibus adaptado do projeto Saúde na Escola na Gente Miúda.

 Do dia 10 de março, quando a vacina começou a fazer parte do calendário do adolescente, até a manhã desta quarta-feira, 19, 3.303 meninas - na faixa etária de 11 a 13 anos de idade - tomaram a primeira dose da vacina, em Feira de Santana. Os dados são parciais.

 A meta do Ministério da Saúde é que 14.923 adolescentes sejam vacinadas no município. O ciclo da imunização contra o HPV é completado em três etapas. Daqui a seis meses, a adolescente deve tomar a segunda dose. E a terceira, cinco anos depois da primeira aplicação.

 A coordenadora da Rede de Frio, Kátia Ferrais observa que esta não é uma campanha, mas uma mobilização, uma vez que, a vacina contra o HPV foi introduzida recentemente no calendário. Ela lembra que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município.

 O ideal é que o adolescente esteja acompanhado pelos pais ou responsáveis, levem o documento de identidade e, caso tenha, o cartão de vacinação também. Vale lembrar que, a vacina tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero.

Nenhum comentário: