terça-feira, 29 de julho de 2014

Iniciativa inédita oferece formação em artes visuais e teatro a professores


Iniciativa inédita na Rede Municipal, o Projeto Recriar vai oferecer a partir desta quinta-feira, 31, formação continuada no campo das artes visuais e teatro para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Na manhã de hoje, 29, professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas municipais participaram do lançamento do projeto que aconteceu na Fundação Senhor dos Passos.


 O Projeto Recriar vai desenvolver ações nas áreas de arte-educação, incentivando a arte como elemento formador na identidade dos alunos a fim de que estes aprendam a apreciá-la desde a infância. O primeiro grupo começa suas atividades de formação nesta quinta-feira, 31.

 Com carga-horária de 96 horas, a duração do curso é de quatro meses. Serão abordados conteúdos e técnicas para o ensino do teatro e das artes visuais, de forma criativa e alternativa.

 Na manhã de hoje, a imprensa e os professores conheceram as salas que serão sede das atividades a serem realizadas sempre às terças e quintas-feiras, na Fundação Senhor dos Passos, no bairro Baraúnas. As aulas vão ser ministradas pela arte-educadora e artista plástica, Veroka Tosta, e pelo arte-educador Luciano Freire, que também é ator e diretor teatral.

 O evento contou ainda com o esquete da peça “O despertar da Primavera”, apresentada por alunos da Oficina de Teatro Adolescente do Programa Arte de Viver, do Centro de Cultura Maestro Miro. O texto é de Frank Wedekind e tem adaptação de Luciano Freire, quem destaca: “Tudo que eu sou e tenho, devo ao teatro”.

 “É importante proporcionar aos nossos alunos momentos lúdicos e de vivência com a arte. A formação cidadã passa por esses aspectos e, ao formar os professores, a Seduc os torna aptos e preparados para transformar a vida dos nossos alunos também pela arte", comemora a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

 Num primeiro momento, o Recriar oferece a formação a 120 professores da rede municipal que já fizeram as suas inscrições. As vagas foram divididas igualmente nos dois campos das artes (visuais e cênicas). Novas vagas serão divulgadas em 2015.

Nenhum comentário: