quinta-feira, 24 de julho de 2014

Novo plano de ação vai potencializar o controle da dengue

A Programação do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, que está acontecendo em Feira de Santana, reuniu nesta quarta-feira, 23 no auditório João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde, na avenida João Durval, os coordenadores e articuladores numa oficina de treinamento do projeto de mobilização social para a prevenção da dengue no município.

 A oficina foi conduzida pelo especialista em Planejamento e Projetos, Jucarlos Santos, da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM) ligada a Secretara de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). “Nosso objetivo é fortalecer o trabalho que já existe e é bem feito, trazendo novas ferramentas para potencializar as ações locais”, explicou. 

 Na perspectiva da promoção da saúde no município, no âmbito da prevenção e combate a dengue, o novo plano de ação busca identificar as questões como pontos fortes e fracos no contexto interno das equipes e planejar ainda melhor os critérios para solucioná-las.

 O modelo de atenção adotado para assistir as comunidades não é necessariamente novo, porém deve ser mais produtivo. Jucarlos Santos frisou a importância da sensibilização da população no combate a dengue. “Estamos orientando os mobilizadores sociais para que possam planejar melhor o que fazer diante da vulnerabilidade da população frente a doença”, apontou.

 Áurea Cerqueira, chefe do setor de Educação em Saúde da Vigilância Epidemiológica, lembra que “atualizar conceitos e acrescentar novas ferramentas sempre é bom. Com isso esperamos ampliar o raio de ação dos multiplicadores e alcançar um número maior de bairros mobilizados”.

 Entre os novos parceiros na formação das redes inter-setoriais visando a implementação das ações estão os núcleos de atenção aos idosos e os CRAS e CREAS - estes, devido a aproximação que têm com pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e fazem a reciclagem de material pontencialmente perigoso para a proliferação da dengue.

Nenhum comentário: