terça-feira, 2 de maio de 2017

'Exu – A Boca do Universo' volta a cartaz no Teatro Gregório de Matos

Espetáculo 'Exu – A Boca do Universo' volta a cartaz

Agradecer a Exu pelas conquistas e um pedido para que continue a abrir os caminhos. Com este mote, o Núcleo Afro Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata) retorna com 'Exu – A Boca do Universo', de quinta-feira (4) a domingo (7), às 20h, no Teatro Gregório de Matos, em Salvador. O espetáculo, que já rodou mais de 30 cidades brasileiras pelo Palco Giratório do Sesc 2015, apresenta cinco qualidades/características dentro do universo que é esta divindade e alguns itan – palavra em ioruba que significa lendas, histórias e mitos.

 As apresentações dão início ao projeto OROAFROBUMERANGUE, realizado pelo Nata, com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, e aprovado no Edital Setorial de Teatro da Fundação Cultural do Estado (Funceb). O projeto propõe a realização de diversas ações em 2017 e 2018, nos municípios de Alagoinhas e Salvador. “Traremos uma discussão importantíssima para o repertório do Nata: o empoderamento da mulher negra. Tudo que produzirmos nesses dois anos vai reverberar na montagem do nosso novo espetáculo 'Oxum', com previsão de estreia em outubro do ano que vem”, destaca a diretora Fernanda Júlia Onisajé.

 Serão realizadas oficinas para comunidade de Alagoinhas, duas edições do 'Ipadê – Fórum Nata de Africanidade' (em Alagoinhas e Salvador), apresentações de 'Exu – A Boca do Universo' (Salvador), temporadas do projeto 'Natas em Solos - Seis Olhares Sobre o Mundo' (Alagoinhas e Salvador) e manutenção e montagem do espetáculo 'Oxum'. “Teremos ainda nas duas cidades na realização do 'Sarau Noites Afro-Poéticas' e, em janeiro de 2018, a volta de 'Sire Obá'”, ressalta Susan Kalik, que é diretora da Modupé Produtora, empresa responsável pela produção do Nata.

 Fundo de Cultura 

 Criado em 2005, para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas secretarias da Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz-BA). O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Nenhum comentário: