segunda-feira, 9 de março de 2020

Núcleo de Educação de Feira faz homenagem a professoras faz homenagens a professoras aposentados

Neste domingo, dia 8, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, a data convidativa a refletir sobre a condição feminina no mundo e a debater a questão da igualdade de direitos entre mulheres e homens foi festejada ontem (07), pelo Núcleo Regional de Educação de Feira de Santana ( NRE-19). Com o tema “ Mulheres de Fibra, Professores de Ontem, Hoje e Sempre”, o evento ocorreu nas dependências do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e foi prestigiado por centenas de professores, em sua maioria aposentados.

 As boas vindas aos convidados foram realizadas pelo professor Ivamberg Lima, diretor do NRE -19. Após calorosos abraços, apertos de mãos e fotografias, os convidados foram contemplados com belíssimas rosas e bilhetes dando os, o direito a participarem de sorteios de brindes.

 Um farto café da manhã foi servido aos professores ( em atividade e aposentados), diretores de escolas e demais convidados.

 Com riquíssimo repertorio musical, o grupo Júlio Acústico som animou o evento e a “pista de dança” ficou lotada.

 Em seu breve discurso Ivamberg lembrou do velho ditado que diz, sempre atrás de um homem de sucesso, existe a presença de uma mulher. “ Como é importante a presença feminina ao nosso lado. Quantas vezes estamos a ponto de desabar e a mão forte a nosso lado é da nossa companheira”.

O diretor abriu um cadastro para professores interessados em fazer parte de um banco de serviços e decretou que esse encontro será anual, passando a fazer parte do calendário de eventos do Núcleo da Educação.

 Ivamberg Lima finalizou a sua fala lembrando que, “ para existir a famosa igualdade entre os sexos, nós é que temos que melhorar muito...Assim sendo, quero parabenizar a TODAS as mulheres, sem qualquer exceção pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER que, realmente merece ser comemorado e, para tanto, desejo a todas muitas felicidades, e meu muito obrigado por serem essas criaturas maravilhosas que são”.

 Uma das organizadoras do encontro, a professora e diretora do Colégio Estadual Gastão Guimarães, Alfreda Xavier, ressaltou que buscando principalmente a valorização do professor aposentado, todos os objetivos do evento foram alcançados. “ Hoje são eles, amanhã saremos nós”.

 Falando em nome de todos os colegas aposentadas, a professora Ana Angelina Verena de Morais sintetizou “ envelhecer juntas é bem melhor do que envelhecer sozinha. O professor Ivamberb está de parabéns por essa brilhante e inesquecível iniciativa”. “

Até que enfim lembraram dos aposentados, um gesto simples, porém de um valor imensurável”, disse a professora Maria Pires.

 Abraçando os colegas, alegre, feliz e muito sorridente a professora Eliane Kátia de Oliveira Silva Lopes rasgou elogios ao professor Ivamberb e toda a organização do encontro, “ esse evento é uma forma carinhosa de evidenciar homens e mulheres até então esquecidos , mas que contribuíram com a formação de toda uma geração de crianças, jovens e adolescentes. Sem nós professores, uma sociedade não existe”, disse.

 Outra que externou o seu contentamento com a festa foi Rita Jambeiro, “ vejo todos realizados com a homenagem, como é maravilhoso ser valorizada como ser humano e como professora!”.

 Com o deputado estadual Robinson Almeida ( PT) e de outras lideranças políticas, o deputado federal Zé Neto ( PT) e pré candidato a cargo de prefeito de Feira de Santana, também levou o seu carinho aos professores.

 Durante a sua fala, Neto lembrou-se das dificuldades encontradas por sua mãe após se aposentar como professora e falou da importância do evento como uma maneira de valorizar os professores aposentados. “Parabéns Ivamberg pela iniciativa, esse evento nos levar a refletirmos a necessidade de outras ações dessa natureza”,

 Em sua palestra o psicólogo Kleber Fialho abordou a necessidade do professor aposentado sair da ociosidade e buscar alternativas de lazer e profissional. “Tire o seu carro da garagem, não deixe enferrujar parado”, fez a provocação. O palestrante também falou de política e cobrou a questão do professor normalmente não votar em professor, “é preciso quebrar essa paradigma”, cobrou.

 Texto e fotos Luiz Tito

Nenhum comentário: