sexta-feira, 5 de maio de 2017

Policiais militares concluem curso de gerenciamento de stress

curso PM

Cento e vinte policiais militares de diversas unidades da corporação concluíram, nesta sexta-feira (5), o Curso de Gerenciamento de Stress e Técnicas de Respiração, no auditório do Colégio da Polícia Militar (CPM), no bairro do Lobato, em Salvador. A ação é resultado de convênio firmado entre o Governo do Estado e a Organização Arte de Viver, no final do ano passado, durante evento que teve a presença do líder humanitário e espiritual Sri Ravi Shankar. O objetivo é preparar os policiais para o enfrentamento das ocorrências de alto risco, bem como oferecer aos profissionais condições de melhora da qualidade de vida.

 O curso reúne técnicas de ioga, meditação, além de exercícios corporais para a respiração. Como consequência, ajudam no combate da ansiedade, insônia, da síndrome do pânico, entre outras patologias. De acordo com o coordenador geral da Arte de Viver, Marcel Queiroz, o curso, dividido em quatro dias, proporciona melhores condições para que o policial esteja preparado para lidar com a pressão do exercício da função e das tomadas de decisão. “Ajuda a combater a ansiedade, a insônia, contribui para que o indivíduo tenha raciocínio rápido e possa agir de maneira consciente. Isso é importante para todos, inclusive para a polícia que participa de um contexto de alta pressão”, explica Queiroz.

 Esta foi a segunda turma a fazer o curso. A primeira teve acesso às atividades de relaxamento em novembro do ano passado. Na oportunidade, foram contemplados 40 integrantes da Companhia Independente de policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp Baía de Todos os Santos.

 Segundo a tenente Larissa Assis, que já havia feito o curso, a sociedade ganha muito com a capacitação dos policiais. “Sem dúvida, o policial que passa pelo curso sai mais bem preparado para agir em situações extremas. Ele passa a ter um maior controle sobre suas ações apesar da adrenalina o que pode ser decisivo para uma abordagem mais inteligente”, afirma a militar.

 A expectativa é que o curso passe a acontecer todo mês, com a quantidade de participantes por turma variável a depender da demanda. A próxima turma deve ser formada em até 45 dias.

Nenhum comentário: