segunda-feira, 8 de maio de 2017

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger anuncia vencedores

O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, um dos maiores do segmento artístico, do país, divulga os vencedores de suas três categorias. Paulo Luiz Coqueiro Andrade (BA), com a obra Não Minta Para Mim, venceu a categoria Trabalhos de fotografia de livre temática e técnica; Gilvan Caldas de Sá Barreto Filho (de Jaboatão dos Guararapes, inscrito pelo RJ), com a obra Postcards From Brazil, venceu a categoria Trabalhos de inovação e experimentação na área de fotografia; Ilana Bar Nissin Wirgues (SP), com a obra Transparências de Lar venceu a categoria Trabalhos de fotografia documental. Cada vencedor receberá o valor de R$30 mil. O Prêmio é realizado pela Coordenação de Artes Visuais/Diretoria das Artes, da Fundação Cultural do Estado (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), com o objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira.

 A comissão de seleção ainda indicou 12 artistas que irão participar da exposição e do catálogo da mostra: Bruno Bernardi Costa (com Paisagem Movediça), Guilherme Christ de Menezes Sousa (Marrocos), Hirosuke Kitamura (Doce Obsessão), João Teixeira Castilho (Nova Era), Luis Arthur Leitão Vieira (Atlas Fotográfico da Cidade de São Paulo), Paula Huven Almeida (com Viva A Natureza Morta), Ricardo Teles (Transbrasilianas), Rosa Bunchaft (Série Das Mulockianas – Panorama 1 - The City Of Bahia - From The Forte do Ma), Silas De Paula (Anônimos: Work In Progress), Sônia Denise Alhanat Dias de Souza (Ecos), Tiago Aguiar Miranda Nunes (Rusá), Vinícius Luiz Xavier Carneiro (Lebará – Feminina Força).

 Membro da comissão, o fotógrafo mineiro Eugênio Sávio Lessa considera o Prêmio Nacional Pierre Verger como “uma das maiores iniciativas do fortalecimento da cultura já vistas no Brasil”. A Comissão avaliou 531 inscrições habilitadas, a maioria das cidades de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza. Dos Territórios baianos a maior participação foi das cidades de Feira de Santana, Jequié e Lauro de Freitas. Foram enviadas 699 propostas.

Nenhum comentário: