quarta-feira, 28 de outubro de 2020

App Preço da Hora Bahia ajuda consumidor a economizar quando for abastecer

O consumidor baiano que quiser economizar no momento de abastecer o veículo pode contar com um importante aliado: o aplicativo Preço da Hora Bahia, lançado em abril pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), permite uma rápida busca dos melhores preços praticados no comércio local.

 Para isso, primeiro é preciso baixar o app em dispositivos móveis na Apple Store ou no Google Play. Na sequência, para fazer a pesquisa, basta abrir o Preço da Hora Bahia, clicar na opção ‘Combustível’, localizada na barra inferior da tela, e selecionar o tipo de produto que deseja pesquisar: gasolina, etanol, diesel ou GNV. Outra opção é acessar a ferramenta pelo site precodahora.ba.gov.br.

 O aplicativo, já utilizado por mais de 339 mil baianos, irá apresentar uma relação com os menores preços praticados pelos postos de combustíveis em um raio que varia de 1 a 30 quilômetros da localização do usuário, distância que pode ser ajustada conforme preferência. 

É possível ver ainda na tela do app o dia e a hora de realização da última venda do tipo de combustível escolhido, além do telefone e da rota para se chegar ao estabelecimento. Outra função muito útil do Preço da Hora Bahia é a que apresenta um mapa apontando os três postos com os preços mais baixos do combustível na região delimitada pelo usuário.

 Orientações 

Antes de se deslocar até o estabelecimento, alerta a Sefaz-BA, é importante confirmar se o preço continua válido e se eventual desconto concedido é aplicável a todos os clientes. Segundo o diretor de Produção de Informações da Sefaz-BA, Jadson Bitencourt, os preços apresentados pelo app são obtidos das informações de notas fiscais na medida em que são emitidas, mas o estabelecimento não é obrigado a garantir um preço que tenha sido praticado em uma promoção, venda para clientes fiéis, descontos por pagamento à vista, entre outras condições. Muitos postos concedem descontos exclusivos para motoristas de aplicativos, por exemplo.

 “O Preço da Hora Bahia exibe o preço praticado e o eventual desconto concedido, por esta razão, principalmente quando encontrar preços muito menores que os de costume, o consumidor deve ligar para o posto e confirmar se o desconto apresentado é aplicável. Isto pode ser feito diretamente do aplicativo, que exibe o telefone informado pelo estabelecimento na nota fiscal”, explica o diretor.

 Com o Preço da Hora Bahia, é possível pesquisar os preços de todos os produtos à venda no varejo em toda a Bahia, que atualmente somam mais de 500 mil itens, tomando por base as informações extraídas das mais de 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas diariamente pela Sefaz-BA. O aplicativo oferece ainda a possibilidade de se preparar listas de compras com até 40 itens, obtendo os cinco melhores preços na cidade.

 Fonte: Ascom/Sefaz-BA

Nenhum comentário: