terça-feira, 20 de outubro de 2020

Hemoba inicia Força-Tarefa pela Solidariedade para atender aumento da demanda transfusional no estado

A reabertura do comércio, os feriados prolongados e a redução das barreiras sanitárias produziram um aumento da demanda de transfusão em todo estado. Por isso, a Fundação Hemoba inicia nesta terça-feira (20) uma Força-Tarefa pela Solidariedade que vai até o dia 3 de novembro, com intensificação da coleta itinerante e ampliação dos horários de atendimento do Hemocentro Coordenador, na Vasco da Gama, durante os finais de semana e feriados.

 Segundo o diretor da Hemoba, Fernando Araújo, neste momento de transformação do isolamento social, a demanda de transfusão por acidentes nas estradas e por agravamentos pela Covid aumentou, mas pessoas que têm necessidade constante não deixaram de precisar.

 “Pessoas que vivem com doenças crônicas, pacientes oncológicos e com outras doenças hematológicas precisam de sangue o ano todo. Por isso, nossa meta é sensibilizar toda a sociedade civil sobre a importância da doação continuada”, disse.

 Durante a Força-Tarefa, as unidades móveis estarão toda semana com um roteiro especial e os candidatos à doação poderão agendar seu atendimento em qualquer uma das 24 unidades de coleta espalhadas por Salvador e interior do estado.

 A coordenadora de coleta e captação da Hemoba, Iara Matos, explica que durante esse período, também será feita a mobilização de lideranças comunitárias, religiosas, de instituições públicas e privadas, para atendimento de quatro grupos por dia no hemocentro coordenador, em Salvador. 

“Precisamos atender a necessidade de 30, 40%, que significa 300 bolsas por dia só no na nossa sede. Então, não podemos parar. Nossa intenção é que o doador de primeira vez, se torne um doador fidelizado, e que o doador fidelizado permaneça fazendo suas doações. A gente quer com isso, assegurar o direito do paciente do SUS, por isso seguimos em campanha!”

. Agendamento de grupos 

As doações em grupo precisam ser agendadas através do e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br, com informações do nome do grupo e a quantidade de doadores. Após a confirmação do agendamento, cada grupo recebe um código personalizado para contabilizar o número de candidatos à doação que foram mobilizados e que compareceram ao hemocentro.

 Para agendamento individual, o candidato deve acessar o site da Hemoba e entrar em contato por telefone com a unidade de sua região.

 Sobre a doação – Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. 

Programação:

 Roteiro dos Hemóveis/Salvador:

 De 20 a 23 de outubro e de 29 a 30 de outubro – das 8h às 17h – Hiper GBarbosa, da Estrada das Barreiras.

 De 20 a 23 de outubro – das 8h às 17h – Hiper G Barbosa da avenida San Martin, na Fazenda Grande do Retiro. 

De 27 a 28 de outubro – das 8h às 17h – Corpo de Bombeiros do Iguatemi.

 De 27 a 30 de outubro – das 8h às 17h – Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no Cabula.

 03 de novembro – das 11h às 19h – Mercantil Rodrigues, na Calçada.

 03 de novembro – das 11h às 19h – Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão. 

Salvador Shopping:

 De 20 de outubro a 3 de novembro – das 11h às 19h – Posto Itinerante do Salvador Shopping, localizado na praça de serviços (G1).

 Atendimentos no feriado prolongado no Hemocentro Coordenador, na Vasco da Gama:

 30/10 – Dia do servidor público – das 7h30 às 12h30. 31/10 

– Sábado – das 7h30 às 12h30. 02/11 – Finados – das 7h30 às 12h30.

 *Consultar horário de funcionamento e telefone para agendamento das 21 unidades do interior do estado no site da Hemoba. 

Fonte: Ascom/Hemoba

Nenhum comentário: