segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Eleições 2020/ Veteranos em campanhas eleitorais fizeram a diferença na eleição de Augusto Castro em Itabuna

 Veteranos em campanhas eleitorais, os profissionais que atuaram no marketing da campanha de Augusto Castro fizeram a diferença na eleição municipal em Itabuna em 2020. Adotando uma linha propositiva, levantado os principais problemas da cidade e apontando soluções, a campanha de Augusto convenceu o eleitor itabunense e conseguiu vencer o pleito com mais que o dobro de votos a frente do segundo colocado, deixando para trás velhas raposas da política local.

Atuando como coordenador de produção e finalização dos programas, o itabunense, radicado em Salvador, Luciano Ferreira, tem no currículo campanhas no Brasil e exterior, com destaque para trabalhos nos países africanos Angola e Moçambique e as presidenciais no Brasil de Lula e Dilma. “Essa eleição teve um sabor diferente, pois ajudei a eleger o melhor entre os candidatos de minha cidade natal”, conta Luciano. Na produção de texto a equipe de Castro contou com o talento e a bagagem de Bernardo Pinto, Luiz Conceição e Cláudio Rodrigues, todos com fortes ligações com a cidade. Natural de Itabuna e radicado há mais de 20 anos em Aracaju, o publicitário Bernardo Pinto, já participou de inúmeras campanhas nos estados de Sergipe, Ceará, Acre e Bahia. 

Já Luiz Conceição, jornalista que atuou nas redações dos principais jornais do Estado e em outras campanhas políticas, foi o responsável em cobrir o dia a dia do candidato, e abastecer com press-releases os blogs, sites e jornais com as notícias da campanha. Ao feirense Cláudio Rodrigues, itabunense por adoção, coube, além da produção de texto, resumir o plano de governo de Augusto, convertendo os pontos mais importantes para uma linguagem de fácil compreensão, a direção dos programas de rádio e planejar os mapas de mídia com inserções para a TV e Rádio. “Essa foi a minha quarta campanha só aqui em Itabuna, onde residi por quase 30 anos. Vou torcer pelo sucesso da gestão de Augusto Castro, pois tenho a certeza que ele recolocará essa cidade no lugar de destaque que ela e sua gente merecem. Entre todas as campanhas em que já trabalhei, inclusive para governo do Estado, essa foi uma das mais marcantes”, expressa Rodrigues. Gravações nas ruas

 Partiu do diretor de cena Ricardo Ozzy, em sua terceira campanha em Itabuna, a ideia de gravar o candidato nas ruas e não em estúdio. Ele trabalhou em 1992, na campanha de José Oduque Teixeira, e em 2016, para o próprio Augusto Castro. “Convenci os colegas de equipe e o próprio candidato que ele em estúdio, usando o teleprompter, ficava muito preso ao texto. Então resolvemos discutir os temas antes e gravar nas ruas onde ele falava de forma espontânea com pleno conhecimento do problema e apontando as soluções a ser adotadas”, relembra Ozzy. O diretor de fotografia e cinegrafista máster Willan Costa e o editor máster Fábio Santana, que também atuou nas duas campanhas de Dilma, também fizeram bonito na propaganda da coligação de Augusto. Ambos com vasto currículo em campanhas contribuíram de forma significativa para a qualidade dos programas e inserções que foram ao ar na TV. 

Além desses “dinossauros” do marketing político, a companha vitoriosa do prefeito eleito Augusto Castro contou com o talento feminino de Regina Lima, na produção e a voz marcante de Mariela Nunes, tanto na TV quanto no Rádio. A programação do rádio teve a edição de Tiago Gonçalves, outro veterano em campanhas. Entre os marinheiros de primeira viagem da equipe, figuraram os designers Éricles Silva e Silas Lima, os editores Marcelo Santana e Álvaro Silva e os cinegrafistas Itan Viana e Ricardo Cavalheira. Já as redes sociais ficaram a cargo das jovens comunicólogas Júlia Rovena e Letícia Oliveira, enquanto a produção fotográfica ficou a cargo de Lucas Matos.

Nenhum comentário: