terça-feira, 18 de abril de 2017

MAM promove Tributo ao Indígena Brasileiro em ação inédita

O Dia do Índio, comemorado nesta quarta-feira (19), será lembrado até o fim do mês com várias atividades promovidas no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Em parceria com Centro Cultural Solar Ferrão, o MAM realiza o ‘Tributo ao Indígena Brasileiro’, “para homenagear a cultura dos primeiros povos que habitaram o território brasileiro”, explica a diretora museu, Ana Liberato.

 Na quarta (19) e quinta-feira (20), a etnomusicóloga Emília Biancardi ministra a aula pública ‘O som dos esquecidos’, na qual será realizada uma oficina de manuseio de instrumentos, dança indígena e apresentação da Orquestra Museofônica com participação de alunos da Escola Estadual Severino Vieira e de moradores da Gamboa, das 14h às 16h, no Casarão do MAM. “Vamos dar uma aula pública para todos que queiram aprender um pouco sobre esta rica cultura. As pessoas vão poder participar e, além de aprender a tocar os instrumentos, vão poder dançar e cantar junto com os museólogos que são integrantes da orquestra”, pontua Emília.

 Além da palestra, até o dia 30 de abril o público vai poder conferir uma mostra intitulada ‘Máscaras indígenas que tocam’ na Galeria Subsolo do MAM, onde quatro máscaras adquiridas no Amazonas e recriadas pela etnomusicóloga estarão expostas. Entre alguns objetos está a Máscara Chocalho Amazônico, que é feita em madeira, fibra vegetal, sementes e penas. Geralmente são utilizadas em cerimoniais e representam personagens da mitologia indígena. A visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 13h às 18h, gratuitamente.

Nenhum comentário: