quinta-feira, 6 de abril de 2017

Novos procedimentos e serviços online otimizam atendimento no Detran

A Central de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), na Avenida ACM, em Salvador, recebe, em média, mil usuários por dia. Para aperfeiçoar o setor, o órgão implantou novos procedimentos e investiu em tecnologia.

 A mudança foi percebida pelo segurança Edvaldo de Souza Lima, 38 anos, que esteve nesta semana no local para fazer a transferência do carro. "Lembro que há quatro anos, passei horas aqui para fazer uma transferência. Além do tempo de espera ter diminuído muito, terminei o serviço em 20 minutos. Acabou a burocracia", relatou.

 Para atender melhor, o Detran mudou o horário de abertura da central, das 8h para 7h, e passou a fazer a triagem dos serviços procurados pelos usuários, antes da distribuição das senhas, com orientações sobre documentos necessários e pagamento de taxas. O atendimento é encerrado às 16h. As medidas resultaram na redução das filas. "Não temos mais o incômodo das filas que representavam demora. Abrimos mais cedo e atendemos todo mundo. Além disso, as ferramentas digitais estão acabando com a necessidade de vir ao Detran", disse o coordenador de Atendimento, Ítalo David Nunes.

 O cidadão não precisa mais se dirigir ao órgão, em uma série de situações. Ele pode optar pela comodidade dos serviços online disponíveis no site do departamento – www.detran.ba.gov.br – e no aplicativo para smartphones Detran.BA Mobile. A segunda via da habilitação e do documento do veículo, gravame, histórico no trânsito, pontuação na carteira e a Permissão Internacional para Dirigir (PID) estão entre as opções oferecidas pela internet. "Vamos facilitar ainda mais a vida dos usuários. Já está em fase final de implantação, o novo portal na internet, com mais serviços, e os totens eletrônicos de atendimento, além do envio de alertas sobre documentação via SMS", informou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

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