terça-feira, 4 de abril de 2017

Gestores norte-americanos discutem cooperações com a Bahia


O Governo do Estado recebeu nesta terça-feira (4), em Salvador, uma comitiva formada por gestores públicos e líderes empresariais negros da cidade de Newark, localizada em Nova Jérsei, nos Estados Unidos. A vinda à Bahia, intermediada pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN), teve como finalidade a troca de experiências e a discussão de cooperações bilaterais nos campos cultural, educacional e do empreendedorismo. A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, e o secretário de Cultura, Jorge Portugal, receberam o grupo.

 “Este é um diálogo internacional que pretende analisar as potencialidades de ambas as partes e perspectivas de parcerias. As aproximações institucionais podem ampliar horizontes para o empreendedorismo que beneficie a comunidade negra, inclusive considerando os segmentos tradicionais, a exemplo dos quilombos. Pretendemos alcançar sinalizações interessantes para a Bahia, a partir destas relações diplomáticas”, afirmou Fabya Reis, acrescentando que o encontro sinaliza um conjunto de intenções a serem desdobradas posteriormente, seguindo ritos diplomáticos entre os países.

 Para Jorge Portugal, a cultura da Bahia sai fortalecida com a relação institucional estabelecida na interlocução. “A cultura baiana é um campo profícuo e ganha muito com essa agenda. Temos grande expectativa nas possibilidades de parcerias. Essa construção, feita por países e localidades que têm relação com a diáspora africana, é favorável a um entendimento positivo”, comentou.

 A vice-prefeita de Newark, Jacqueline Quiles, afirmou que a cidade, de maioria populacional negra, deseja “abrir portas e ampliar relações” com o Brasil e a Bahia. “Vamos continuar o diálogo a partir deste momento. Temos uma grande universidade, através da qual podemos receber estudantes brasileiros. Também queremos intercâmbios de negócios e cultura, que para nós é muito importante”, disse. Newark possui um moderno centro comercial, industrial e financeiro e abriga o segundo principal aeroporto da região.

 Na ocasião, o superintendente da Secretaria de Turismo (Setur), Jorge Ávila, pontuou que o Governo do Estado compreende o mercado norte-americano como um grande potencial consumidor dos destinos baianos, distribuídos em 13 zonas turísticas e de diferentes naturezas, a exemplo do turismo étnico, religioso e de eventos.

 Visita ampla 

 Outras lideranças negras acompanharam a vice-prefeita Jacqueline Quiles, como a assistente sênior da prefeitura, Lígia de Freitas; o advogado, educador, músico e presidente da Newark350, Junius William; e a produtora do Festival de Jazz e Patrimônio de Nova Orleans, Jackie Harris. A comitiva permanece em Salvador até o próximo sábado (7), com programação que inclui reuniões com o reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), José Bites, e representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 O grupo também mantém diálogo com a Comissão de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), além de visita à sede do bloco afro Ilê Aiyê, na Liberdade, ao Pelourinho, às comunidades periféricas da cidade e ao terreiro Pilão de Prata, na Boca do Rio.

Nenhum comentário: