sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Dia da Baiana do Acarajé tem programação comemorativa neste sábado

Comemorado normalmente no dia 25 de novembro, o Dia Nacional da Baiana do Acarajé terá a programação festiva antecipada para este sábado (23). Missa, feira, desfile de moda, almoço e apresentações culturais marcarão as celebrações promovidas pela Associação das Baianas do Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam) no Centro Histórico de Salvador.
Às 9h, será celebrada Missa em Ação de Graças na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Às 10h, será aberta a Feira de Empreendedoras Negras, na Praça da Cruz Caída. A programação prossegue no mesmo local com o Desfile de Moda Plus Size, promovido pelo coletivo Rumo ao Sucesso, a partir das 11h.
Ao meio-dia tem almoço comemorativo, com feijoada. Já a partir das 14h começam as apresentações culturais, com as bandas D’Papo Esquivel, Os Caras e Farol Light. Está prevista também concentração das baianas no Largo do Pelourinho e ato ecumênico com ialorixá, padre e pastor.
A baiana do acarajé é considerada um símbolo histórico da Bahia e seu ofício é registrado como Patrimônio Nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para turistas que visitam o estado, dirigir-se a um tabuleiro de baiana para degustar suas iguarias é praticamente uma parte obrigatória do roteiro.
Fonte: Ascom/Setur.

Nenhum comentário: