quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Novembro Roxo, que alerta sobre parto prematuro, vai ser aberto dia 9

A campanha Novembro Roxo vai ser oficialmente aberta em Feira de Santana no próximo domingo, 9, em evento que vai ser realizado pela Prefeitura, através do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), no Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, a partir das 8h.
Na unidade, que é mantida pela FHFS (Fundação Hospitalar de Feira de Santana), em cerca de 10% dos partos nascem crianças prematuras – com menos de 37 semanas de gestação. A média no país é de 12% dos partos.
O prefeito Colbert Martins Filho, que é médico por formação, considera os números preocupantes. "Por isso há necessidade de se alertar as grávidas sobre causas, riscos e consequências do parto prematuro, que vão influenciar na saúde e na vida dos bebês”, explica.
Uma caminhada no dia 17, quando é celebrado o Dia da Prematuridade, vai marcar a passagem da data em Feira de Santana, que terá como objetivo conscientizar, com relação ao problema, e prevenir.
Também haverá palestras educativas com enfermeiras, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogas e, sobretudo, troca de experiência com a presença de mulheres que são mães de prematuros.
A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, informa que o trabalho de sensibilização continuará entre os dias 11 e 14, com ações para pacientes do Hospital da Mulher. Secom/PMFS.

Nenhum comentário: