segunda-feira, 12 de março de 2018

Oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura beneficiam mais de 1,8 mil estudantes


As aulas das oficinas dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Barreiras e Itabuna começaram nesta segunda-feira (12). Na terça (13), será a vez do CJCC de Senhor do Bonfim; e no dia 26, no de Vitória da Conquista. Já no CJCC de Salvador, as oficinas estão funcionando desde o último dia 5. São mais de 75 oficinas oferecidas por essas unidades ligadas à rede estadual de ensino, beneficiando mais de 1.850 estudantes. As oficinas estão abertas aos estudantes que cursam do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio na rede. Quem tiver interesse ainda pode se inscrever para as vagas residuais.

 Lúcia Silva, 16, aluna do curso de Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), está retomando às oficinas criativas do CJCC de Barreiras, das quais já participa há quase dois anos. “Já tinha feito 'Trilha no Cerrado' e 'Ecociências'. Foi uma experiência muito interessante. Percebi que passei a ter um melhor rendimento no Cetep. A minha expectativa é agregar novos conhecimentos, a partir das oficinas voltadas à dança e ao empreendedorismo”.

 A vice-diretora do CJCC de Barreiras, Francinea Cajango, revela que cerca de 100 estudantes participaram, nesta segunda-feira (12), da aula inaugural das 11 oficinas ofertadas pela unidade. Ela explica que foram realizados quatro giros de oficinas para que os estudantes conhecessem o conteúdo. O primeiro giro foi na área de Linguagem, incluindo as oficinas de 'AudioVizoo', 'Do ato ao teatro' e 'Fotografe'. No segundo giro, o foco foi a área de Ciências da Natureza, quando os alunos tiveram contato com as oficinas 'Trilhas do Cerrado', 'Trilha de Espeleológicas', 'Ecociências' e 'Ciências em casa'. O terceiro giro foi relacionado à 'Robótica' e o quarto giro foi relativo à oficina 'Empreenda'.

 Sobre o CJCC 

 Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC possui cinco unidades no estado, localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna.

Nenhum comentário: