quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Plataforma do Google é utilizada em escolas estaduais baianas


Com o projeto e-Nova Educação, uma parceria da Secretaria da Educação do Estado com o Google, a expressão “cabeça nas nuvens” se transforma e passa a se referir a escolas modernas e estudantes conectados a novas tecnologias. A plataforma educacional utiliza armazenamento de dados e ferramentas como editores de texto e planilhas, todos em nuvem, para o ensino em sala de aula e também fora do colégio.

 O ambiente interativo da plataforma é ideal para atividades escolares e de pesquisa, especialmente no interior. Um exemplo de sucesso é o Colégio Alaor Coutinho, em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Ter isso no colégio nos incentiva a querer estudar. Também é interessante porque, quando o professor passa um assunto do qual a gente não tem conhecimento, a gente pode pesquisar”, afirma Alessandra Soares, 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio.

 Já Lorena Nunes Fonseca, 18, está ansiosa para usar a plataforma. “Pode melhorar nosso rendimento, porque, às vezes, a gente não acompanha muito bem o conteúdo, mas a tecnologia desperta o interesse. E também é possível tirar dúvidas pelo Google, fazer pesquisas e acessar informações”.

 O professor de física Agnaldo dos Santos Júnior é um dos pioneiros na utilização do E-Nova na escola. “Eu tenho 14 turmas aqui no Alaor. Utilizo a plataforma para as aulas com cerca de 500 alunos. Nós conseguimos desenvolver, este ano, um trabalho em conjunto, em sala de aula, diretamente pelo Chromebook, sem quadro negro, sem livros. Eu trouxe os conteúdos, os alunos pesquisaram, criaram blogs, sites e apresentações”.

 Segundo Agnaldo, a proximidade da juventude com a tecnologia facilita o processo de ensino e aprendizado. “Muitos já utilizam computadores e celulares, mas com essa plataforma na escola, a gente mostra a eficácia desta ferramenta para a vida deles, para os estudos e futuramente para o mercado de trabalho. Eles passam a ter essa visão diferenciada”.


Treinamento

 De acordo com a diretora do Alaor Coutinho, Maria do Socorro Aquino, todos os professores da escola fizeram o curso oferecido pelo Google para o uso pedagógico de tecnologias educacionais e estão aptos a utilizar a plataforma. “Muitos professores e alunos já estão utilizando a plataforma no dia a dia. Como é uma tecnologia nova, há um período de adaptação e alguns estão se familiarizando”, explica.

 Além do treinamento para educadores e do acesso à internet com dispositivos móveis, computadores e Chromebooks, o projeto inclui a implementação do pacote de produtos G Suite para Educação. 

Segunda etapa

 Participaram da primeira etapa os colégios estaduais Gastão Guimarães, Felix Mendonça, Bartolomeu de Gusmão, Mimoso do Oeste, Alaor Coutinho, Luiz Tarquínio, Paulo Américo de Oliveira, de Aplicação Anísio Teixeira, Rafael Oliveira, Professor Luiz Fernando Macedo e Odorico Tavares, além Colégio da Polícia Militar - Dendezeiros, Cetep da Região Metropolitana, Ceep Áureo de Oliveira Filho, Ceep Álvaro de Melo Vieira, Ceep Regis Pacheco, Ceep Newton Sucupira, Ceep Carlos Corrêa de Menezes Santana, Centro Noturno de Educação da Bahia e Ceep Adélia Teixeira. 

Na próxima fase, os alunos terão seus emails disponibilizados pela secretaria. Está prevista ainda a entrega de equipamentos complementares nesses colégios e a integração de novas escolas.

 Repórter: Raul Rodrigues

Nenhum comentário: